Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 17 de setembro de 2025
BRASÍLIA (DF) - A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) foi a única representante de Rondônia a votar contra a chamada “PEC da Blindagem”, proposta que dificulta o andamento de processos criminais contra deputados e senadores. A votação ocorreu nesta terça-feira (16), durante sessão plenária da Câmara dos Deputados.
O texto é visto como um mecanismo para proteger parlamentares, entre eles o deputado Eduardo Bolsonaro (PL), de possíveis ações movidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A proposta estabelece que ações penais contra deputados e senadores só poderão ser abertas após votação secreta no plenário do Congresso, criando uma barreira adicional para processos contra parlamentares.
A PEC foi aprovada com 344 votos favoráveis — incluindo os dos deputados rondonienses Coronel Chrisóstomo, Fernando Máximo, Maurício Carvalho, Rafael Fera e Silvia Cristina — e 132 contrários. Cristiane Lopes contrariou a orientação da oposição e votou “não”.
Os deputados Lúcio Mosquini e Thiago Flores não participaram da votação. Agora, a proposta segue para análise do Senado.