• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 16 de setembro de 2024

Jesualdo é a grande decepção e Fátima Cleide a surpresa da pesquisa ao Senado

Ex-prefeito de Ji-Paraná aparece em sexto lugar com apenas 6% das intenções. A ex-senadora é a segunda com 25%


Rondonotícias

Publicada em: 23/08/2018 10:44:20 - Atualizado


RONDÔNIA O ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB) foi a grande decepção da primeira pesquisa Ibope divulgada na quarta-feira (22), onde ficou na oitava posição na pesquisa estimulada, com 6% das intenções de voto, empatado com Aluísio Vidal e atrás de Edésio Fernandes (PRB), que recebeu 7% das intenções de voto.

Jesualdo foi deputado Estadual por dois mandatos e prefeito de Ji-Paraná por outros dois. Foi reeleito com aprovação de 85% do eleitorado Ji-Paraná e renunciou em Abril, para disputar o Senado.

Cotado pelo PSB até como possível candidato ao governo, Jesualdo foi o primeiro nome a ser confirmado como candidato ao Senado, mas pelo visto, a sua candidatura não empolgou o eleitorado.

A análise feita pelos articulistas políticos é de que Jesualdo só é conhecido na região central do estado, onde recebeu a maioria das indicações à pesquisa, mas não possui nome nas demais regiões, o que deverá ser massificado no decorrer da campanha.

Se Jesualdo foi a grande decepção, a ex-senadora Fátima Cleide (PT) foi a grande surpresa desta primeira pesquisa Ibope, divulgada pela Rede Amazônica. A petista aparece na segunda colocação com 25% das intenções de voto, atrás apenas do ex-governador Confúcio Moura (MDB), que aparece com 35%. Fátima está à frente de nomes como Valdir Raupp (MDB) que busca a reeleição, de Marcos Rogério (DEM) que quer trocar a Câmara pelo Senado e de Carlos Magno (PP) que quer voltar à política pela Câmara Alta.

Com o partido em crise em todo o Brasil e conforme matéria já divulgada pelo Rondonotícias, Fátima Cleide pode ser a tábua de salvação do PT em Rondônia. ( Veja a matéria ). Com candidatura imposta pelo diretório nacional, que desmanchou a coligação feita pelo presidente interino Padre Ton (que deixava Fátima de fora da disputa) a possível eleição de Fátima pode reoxigenar a legenda para voltar a pensar no futuro como partido político.


A Pesquisa estimulada divulgada pelo Ibope aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o Senado no Rondônia.

Confúcio Moura (MDB): 34%

Fátima Cleide (PT): 25%

Valdir Raupp (MDB): 21%

Marcos Rogério (DEM): 11%

Carlos Magno (PP): 10%

Pastor Edésio Fernandes (PRB): 7%

Aluízio Vidal (REDE): 6%

Jesualdo Pires (PSB): 6%

Jaime Bagattoli (PSL): 3%

Tito Paz (PSTU): 3%

Bosco da Federal (PPS): 2%

Fabrício Jurado (NOVO): 2%

Paulo Cadillac (PSTU): 2%

Ted Wilson (PRTB): 2%

Terrinha (PMB): 2%

Dr. Jose Dettoni (PMB): 1

Brancos/nulos - vaga 1: 15%

Brancos/nulos - vaga 2: 21%

Não sabe: 27%


Espontânea

Na modalidade espontânea da pesquisa Ibope (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte:

Confúcio Moura (MDB): 9%

Valdir Raupp (MDB): 5%

Fátima Cleide (PT): 4%

Jesualdo Pires (PSB): 2%

Marcos Rogério (DEM): 2%

Aluízio Vidal (REDE): 1%

Carlos Magno (PP): 1%

Pastor Edésio Fernandes (PRB): 1%

Tito Paz (PSTU): 1%

Bosco da Federal (PPS): 0%

Fabrício Jurado (NOVO): 0%

Jaime Bagattoli (PSL): 0%

Paulo Cadillac (PSTU): 0%

Ted Wilson (PRTB): 0%

Terrinha (PMB): 0%

Dr. Josenir Dettoni (PMB): -

Outros: 5%

Brancos/nulos: 19%

Não sabe: 69%.


A pesquisa foi encomendada pela Rede Amazônica. É o primeiro levantamento do Ibope realizado no estado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral.


Sobre a pesquisa

Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos

Quem foi ouvido: 812 eleitores do estado

Quando a pesquisa foi feita: 16 a 21 de agosto

Registro no TRE: RO-03015/2018

Registro no TSE: BR-09340/2018

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

0% significa que o candidato não atingiu 1%. Traço significa que o candidato não foi citado por nenhum entrevistado.



Fale conosco