• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 30 de outubro de 2025

"Rondônia tem os piores políticos do Brasil", diz advogado Célio Lopes

Ele foi o entrevistado do programa A Voz do Povo desta quarta (29)


Redação

Publicada em: 30/10/2025 08:35:53 - Atualizado


PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo advogado e jornalista Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo desta quarta-feira (29) recebeu o advogado Célio Lopes, que falou sobre a política local e também sobre suas atividades um ano após o pleito de 2024, quando recebeu mais de 29 mil votos em sua candidatura à Prefeitura de Porto Velho.

Lopes fez questão de destacar o seu trabalho à frente da defesa jurídica dos pescadores em Porto Velho, que, de acordo com ele, é uma categoria que vive abandonada e oprimida por leis rígidas, que não analisam corretamente a realidade das comunidades tradicionais.

“Em Rondônia, o pescador é obrigado a andar com uma guia para onde for, sob o risco de ser preso caso não esteja com ela. Muitos pescadores sequer sabem ler ou escrever. Essa é uma classe indefesa — todo mundo gosta de comer um dourado, mas pouca gente se compromete a defender os pescadores”, disse Célio Lopes.

Ele ainda afirmou não entender o motivo pelo qual pessoas simples acabam sendo alvo de grandes operações das forças de segurança do Estado.

“Nossos pescadores são tratados como bandidos. Outro dia, utilizaram um helicóptero para prender um pescador que estava perto da ponte do rio Madeira. Eu não vejo esse aparato policial em outras situações, mas, quando se trata de um pescador, ele é preso, a gente tem que ir à cadeia, e ele ainda perde toda a sua tralha de pesca”, relatou.

Sobre o trabalho do prefeito Léo Moraes, o advogado acredita que o gestor tem demonstrado boa vontade à frente da administração da capital.

“Tenho visto que o prefeito está com boa vontade e tem feito um bom serviço. A gente torce por Porto Velho, para que o prefeito realize a melhor gestão possível e faça uma política de Estado”, comentou Célio Lopes.

Sem negar ou confirmar, Célio Lopes também falou sobre os rumores de que poderá ser candidato ao governo de Rondônia em 2026.

“Fico feliz em ser citado como possível candidato ao Governo, mas antes tenho que consultar minha família, que é quem decide. Porém, essas discussões têm que ficar mais para frente. O PDT vem buscando montar sua nominata, e minha candidatura em 2024 motivou outras pessoas a entrarem na vida pública”, afirmou.

O incentivo à valorização e ao apoio aos jovens é visto por Célio Lopes como uma mola propulsora do desenvolvimento de Rondônia, motivo pelo qual ele acredita na ampliação das políticas sociais como ferramenta de combate à violência.

“Primeiro é necessário colocar esses jovens no radar das políticas públicas. A gente não pode criar uma política pronta e obrigar as pessoas a aderirem. Vejo estados com bem menos recursos que Rondônia, mas com mais ações voltadas às políticas públicas”, argumentou o advogado.

Por fim, ele desabafou sobre a classe política de Rondônia, que considera ser a pior do Brasil.

“Eu vejo o estado de Rondônia como um estado com os piores políticos do Brasil. Não consigo acreditar que, com um aparelho público tão defasado, possamos ter bons políticos”, finalizou Célio Lopes.

Veja A Voz do Povo:


Fale conosco