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    porto velho, sábado 22 de novembro de 2025

Deputada Sílvia Cristina anuncia audiência para debater desestatização da hidrovia do Madeira

Audiência foi solicitação conjunta da deputada com seu colega Thiago Flores e está agendada para o dia 02 de dezembro...


assessoria

Publicada em: 22/11/2025 11:14:35 - Atualizado

Foto: Divulgação

Porto Velho, RO - A deputada federal Sílvia Cristina anunciou que a proposta do governo federal de desestatizar a hidrovia do Madeira, com 1.075 km de extensão, será debatida em audiência pública na Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, na Câmara dos Deputados. Marcada para o dia 02 de dezembro, às 9h30, a audiência vai reunir representantes do Governo e da sociedade, para debater os detalhes do projeto de privatização.

“A hidrovia do Madeira é muito importante para o escoamento de grãos, para o transporte de insumos e de produtos, como o abastecimento de combustível. É fundamental conhecer os detalhes desse projeto de privatização, que conforme apresentado até o momento, nos causa dúvidas sobre se trará benefícios para Rondônia. A audiência servirá para esclarecer cada ponto desse processo”, disse a deputada.

A audiência foi solicitada pela deputada Sílvia e pelo seu colega deputado, Thiago Flores. O contrato inicial da concessão da Hidrovia do Rio Madeira terá duração de 12 anos, com investimento previsto de R$109 milhões. Os custos operacionais anuais devem girar em torno de R$38,6 milhões. Para viabilizar o projeto, o governo planeja um aporte de R$ 561,35 milhões, vindo da venda da Eletrobras.

Entre as melhorias previstas no projeto, segundo o governo federal, estão a dragagem, derrocamento, sinalização e balizamento, gestão ambiental e recuperação de terminais. A meta inicial é de transportar 13 milhões de toneladas, podendo chegar a até 21 milhões de toneladas.

Custo do pedágio

A empresa que vencer o leilão da concessão poderá cobrar uma tarifa inicial de R$ 0,80 por tonelada de carga transportada. Esse valor está previsto na proposta como referência, mas durante o leilão vence quem oferecer o menor preço, ou seja, o valor final pode ser mais barato que R$ 0,80. Esse valor será cobrado de forma gradativa. Até o 2º ano de contrato a empresa poderá cobrar até 70% da tarifa. Até o 5º ano, poderá cobrar 100% do valor, desde que todas as obras estejam concluídas.

Nem todas as embarcações que circulam pela hidrovia do Rio Madeira terão que pagar o pedágio, como o caso dos chamados barcos mistos, que transportam tanto passageiros quanto cargas.

Além deles, pequenas embarcações que não têm finalidade comercial também não precisarão pagar. Isso inclui, por exemplo, lanchas e canoas usadas para passeios e deslocamento de ribeirinhos.


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