Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 8 de janeiro de 2026

JI-PARANÁ (RO) - Um dos poucos políticos rondonienses detentor da medalha “imorrível, imbrochável e incomível” — vista como símbolo de prestígio dentro do círculo bolsonarista no Brasil —, o prefeito de Ji-Paraná, Afonso Cândido (PL), vem causando espanto ao se aproximar de lideranças da esquerda e demonstrar um visível distanciamento da direita.
Eleito com o apoio explícito do ex-presidente Jair Bolsonaro durante todo o pleito que o levou à vitória, Cândido já não demonstra a mesma dedicação aos ideais da direita brasileira. Pelo contrário, tem se mostrado aliado de nomes como Acir Gurgacz (PDT), considerado uma das principais lideranças do governo Lula em Rondônia.
Gurgacz, inclusive, tem sido presença frequente nos corredores da Prefeitura de Ji-Paraná, exercendo influência perceptível nos rumos do Poder Executivo da segunda maior cidade do estado. Vale destacar que o ex-senador é pré-candidato ao governo de Rondônia por uma frente que reúne os principais partidos da esquerda rondoniense.
Nesta última semana, Gurgacz chegou a se encontrar com estudantes da rede municipal nas dependências do prédio da prefeitura, fato que reforça sua proximidade e liberdade de trânsito junto à atual gestão.
Dessa forma, Afonso Cândido passa a integrar o rol de políticos que vestem o manto bolsonarista durante o período eleitoral, mas mudam de posição logo após alcançarem seus objetivos políticos.