• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 26 de abril de 2026

Cláudia de Jesus pede mudanças no concurso da Seduc para garantir mais justiça

Indicações tratam da prova de títulos, inclusão de candidatos indígenas e fortalecimento das bibliotecas.


Assessoria parlamentar

Publicada em: 23/01/2026 09:47:04 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: A deputada estadual Cláudia de Jesus apresentou indicações ao governo do estado solicitando a retificação dos editais do concurso público da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com o objetivo de valorizar a formação acadêmica, ampliar a inclusão social e fortalecer a rede pública de ensino em Rondônia.

Entre as propostas está a ampliação dos critérios da prova de títulos, para que sejam consideradas pós-graduações tanto na área da Educação quanto nas áreas específicas de atuação dos docentes, como Matemática, História, Geografia, Letras e Artes. A deputada também defende que o envio dos títulos ocorra apenas após a conclusão das etapas eliminatórias, já que essa fase tem caráter exclusivamente classificatório.

As indicações incluem ainda a reserva de vagas para candidatos indígenas nos concursos da Seduc, promovendo equidade e respeito à diversidade étnico-cultural do estado, além da inclusão de vagas para bibliotecários na rede estadual de ensino. Segundo a parlamentar, “o concurso precisa reconhecer a formação específica dos profissionais, garantir inclusão e fortalecer a estrutura educacional das escolas, tornando o processo mais justo e contribuindo para uma educação pública de melhor qualidade”.


Fale conosco