• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 24 de outubro de 2026

Amir Lando diz que Pedro Abib chega para quebrar modelo da velha política em RO

“O que nós queremos trazer para Rondônia é uma política baseada em conhecimento, em planejamento e em decisões responsáveis"...


Redação

Publicada em: 20/05/2026 08:57:12 - Atualizado

Foto - Rondonoticias

PORTO VELHO, RO - Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo desta segunda-feira (18/05) recebeu Pedro Abib, pré-candidato ao Governo de Rondônia, e o ex-senador e ex-ministro Amir Lando. Durante a entrevista na Rádio Caiari, os convidados defenderam uma renovação política no estado, criticaram decisões baseadas no “achismo” e afirmaram que o projeto apresentado pretende unir conhecimento técnico, gestão eficiente e formação humanística.

Logo no início da conversa, Arimar questionou o que teria motivado Pedro Abib a entrar pela primeira vez na política partidária e quais fatores reforçaram a decisão de disputar o Governo de Rondônia. Ao responder, Amir Lando afirmou que Pedro chega ao cenário político sem carregar a imagem tradicional de um político de carreira.

Foto - Rondonoticias

“O Pedro não é um político de carreira. O Pedro é alguém que está trazendo uma trajetória de vida e uma trajetória profissional sólida, que tem construído algo de impacto para o Estado de Rondônia”, afirmou. Amir destacou ainda que a decisão de ingressar definitivamente na política exigiu amadurecimento, diálogo familiar e reflexão antes da construção do projeto eleitoral.

“Quando entrasse na política formal, que é o que fazemos agora, partidária, que nós o fizéssemos com solidez. E isso exigia a gente refletir com a família, sobretudo”, declarou.

Durante a entrevista, Pedro Abib também explicou que a decisão de entrar na disputa eleitoral está ligada à necessidade de Rondônia discutir políticas públicas com planejamento e responsabilidade, deixando de lado decisões improvisadas. Segundo ele, a intenção é levar para a gestão pública a mesma experiência construída ao longo dos anos na área educacional e institucional.

“O que nós queremos trazer para Rondônia é uma política baseada em conhecimento, em planejamento e em decisões responsáveis. O Estado precisa pensar o futuro de maneira séria”, afirmou Pedro Abib durante a entrevista.

Ao comentar a trajetória da família no estado, Amir Lando relembrou que a ligação com Rondônia começou através de um projeto missionário ligado à Igreja Católica e à implantação do ensino superior católico na Amazônia. “O que moveu a minha família ao Estado de Rondônia foi um projeto da Igreja Católica. O nosso projeto foi uma semente do ensino superior católico na Amazônia”, destacou.

Na sequência, o ex-ministro ressaltou o impacto social da instituição ao longo dos anos e afirmou que milhares de profissionais formados hoje ocupam posições estratégicas no serviço público e no Judiciário.

“Hoje a Católica tem formado pessoas que estão julgando processos, desembargadores, procuradores de Estado, defensores públicos, enfim, pessoas que são lideranças e representam mudança na vida das pessoas”, disse.

Em um dos trechos mais fortes da entrevista, Amir Lando afirmou que a entrada de Pedro Abib na política representa uma tentativa de romper com práticas tradicionais que, segundo ele, já não atendem aos anseios da população. “A gente entra na política com a consciência tranquila de que o que o povo de Rondônia anseia é uma nova política, uma política baseada em conhecimento, em ciência, para a gente tomar decisões amparadas não no achismo”, declarou.

Pedro Abib também reforçou que pretende construir um debate político centrado em propostas e resultados concretos para o estado. “Rondônia precisa discutir soluções reais para os problemas da população. Não é mais momento para improviso ou decisões tomadas sem planejamento”, afirmou.

A participação dos dois convidados movimentou os bastidores políticos de Rondônia e ampliou as discussões sobre o cenário eleitoral de 2026, especialmente após o discurso de renovação política defendido durante o programa A Voz do Povo, apresentado por Arimar Souza de Sá na Rádio Caiari.

ACOMPANHE A ENTREVISTA COMPLETA AQUI:


Fale conosco