Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 28 de novembro de 2024
RONDÔNIA - O segundo turno das Eleições 2018 em Rondônia foi tranqüilo, segundo avaliação feita pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RO) Sansão Saldanha. “Como gestores das Eleições 2018 no estado, nos sentimos satisfeitos com os resultados dos trabalhos neste período eleitoral. Concluímos os serviços de maneira desejada, dando oportunidade segura aos cidadãos de exercer o seu voto”, afirmou na noite deste domingo em entrevista à imprensa logo após a divulgação do resultado do pleito.
Na oportunidade, o presidente reforçou que, a Justiça Eleitoral do Estado estava devidamente aparelhada para cobertura das Eleições, “tanto em termos de materiais, como pessoal, pois temos um serviço de votação seguro, que mais uma vez demonstrou que as urnas eletrônicas são os instrumentos mais apropriados para a Eleição no país, e seguras”.
Tranquilidade na hora de votar, e também na apuração dos votos. Segundo Sansão Saldanha, mesmo no ponto mais distante da capital, que é o Baixo Madeira, a comunicação via satélite facilitou a transmissão dos dados para que o Tribunal fizesse a apuração do votos. “Com meia hora antes de encerrar a votação, já tínhamos 80% das urnas apuradas no estado”, salientou.
Durante sua entrevista, o presidente destacou também que a agilidade e tranqüilidade no segundo turno das eleições se devem também ao fato de que, no primeiro turno, o número de candidatos foi bem maior. “Muitos não estavam preparados, por exemplo, para votar em dois senadores, e enfrentaram dificuldades. Mas todos os eleitores foram orientados, os pequenos contratempos solucionados, e o resultado de uma forma geral, é bem tranqüilo”, resumiu.