Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 23 de novembro de 2024
PORTO VELHO - RO - Na fim de tarde da última sexta-feira (01) o PDT reuniu diversas lideranças dos mais variados segmentos em sua sede na Capital para reforçar a pré-candidatura do senador Acir Gurgacz ao Governo de Rondônia em 2018.
A reunião, convocada pelo deputado Hermínio Coelho, deixou claro que os pedetistas querem um Poder Executivo com base rígida na Assembleia Legislativa (ALE/RO) a fim de governar sem o velho e conhecido jogo do "toma lá, dá cá".
A surpresa ficou por conta da pluralidade profissional ostentada pelos cidadãos presentes ao encontro: o funcionalismo público foi representado por policiais militares, professores, vigilantes e outras categorias. O setor privado também marcou presença, principalmente com a participação da entidade que representa micros e pequenos empresários.
Esse encontro demonstra novos tempos de debates e melhorias tanto para o servidor público quanto aos profissionais do setor privado, uma distância cada vez menor proporcionada por dois políticos da mesma sigla, com ideais praticamente idênticos, mas que vieram de lados opostos que podem e devem se aproximar: Hermínio, oriundo da classe operária; e Acir Gurgacz, do empresariado.
Nada de conchavos nem 'grupos'
"O Acir Gurgacz não tem 'grupo', que é o que nós conhecemos como quadrilha na política. É uma pessoa honesta, que prefere dizer não e perder um contato próximo a fazer coisa errada. Não está em Lava Jato nem em qualquer outra operação desencadeada pelas autoridades contra a corrupção", disse Hermínio, ao falar de Acir para o público.
O parlamentar disse ainda que está cansado de fazer oposição sem resultado. De acordo com o deputado, sua intenção para os próximos anos seria colaborar com um governo justo, democrático e honesto. Mas para que isto ocorra seria necessário uma pessoa decente no comando do Executivo.
"Eu quero Rondônia crescendo e prosperando. Por isso eu apoio o nome do Acir ao governo. Porque além de ser uma pessoa sensata e correta, não está ligado a gente 'suja' e não deve favor a ninguém", concluiu Coelho.
Honestidade é obrigação
Gurgacz discursou em seguida dizendo que honestidade não é mais que obrigação e que soa até ridículo usá-la como qualidade, embora o Brasil passe por um momento de descrença em relação à decência dos políticos.
"Quando fui prefeito de Ji-Paraná fizemos uma administração pública correta e eficaz. Diminuí o valor do IPTU para regiões periféricas e distantes do centro. A arrecadação aumentou e muito! Depois, já como senador, em menos de um ano concluímos a obra do viaduto ainda no primeiro mandato do Jesualdo [Pires, atual prefeito]. Não aceitamos desculpas, acordos espúrios por debaixo dos panos, dinheiro de empreiteira pra campanha de quem quer que seja. Queremos gestão e eficiência para todo o Estado de Rondônia como fizemos em Ji-Paraná", concluiu o senador.