• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 20 de abril de 2024

Lazinho da Fetagro homenageia o Centro Social Madre Mazzarello

Parlamentar ressaltou que centro social contribui para a consciência da dignidade, responsabilidade e solidariedade de crianças, jovens e adolescentes


Rondonoticias

Publicada em: 23/10/2017 17:24:40 - Atualizado

PORTO VELHO,RONDÔNIA- O deputado Lazinho da Fetagro (PT) foi o proponente da Sessão Solene, realizada na tarde desta segunda-feira (23), na Assembleia Legislativa, para entrega de Voto de Louvor, em homenagem ao Centro Social Madre Mazzarello (Cesmazza), de Porto Velho.

Segundo o parlamentar, a homenagem se deu em razão do atendimento social, humanitário e educacional do centro, “que vem contribuindo para consciência da dignidade, responsabilidade e solidariedade de crianças, jovens e adolescentes”, frisou.

O deputado destacou que o Cesmazza, atende crianças, jovens e adolescentes em vulnerabilidade pessoal e social e tem atuado atendendo diariamente pessoas, que conseguem o resgate de suas próprias identidades, especialmente no que diz respeito à formação e capacitação.

“E o sucesso desse centro vem se perpetuando como sinônimo de responsabilidade, referência e dedicação de pessoas que doam parte de suas vidas, sem pensar em dinheiro, em ganho próprio, às vítimas da desigualdade. Parabéns, este reconhecimento é mais que merecido”, declarou Lazinho.

A coordenadora do Cesmazza, irmã Jakeline Castelo Pereira definiu o sucesso do centro citando palavras como gratidão, voluntariado, parcerias e esperança. Segundo ela, fatores que levaram a instituição a se transformar em uma referência de atendimento, assistindo mais de mil pessoas por ano.

Após o pronunciamento da irmã, um vídeo institucional, sobre os trabalhos realizados pelo Cesmazza foi apresentado na solenidade. Localizado no bairro Esperança da Comunidade, na zona Leste de Porto Velho, este ano, o Cesmazza completou 17 anos de atendimento à comunidade, através de cursos profissionalizantes, escolinhas esportivas, e oficinas culturais.

O Centro Social Madre Mazzarello é mantido através de doações e projetos filantrópicos que custeiam professores dos cursos e oficinas, contando ainda com o apoio de voluntários.

A diretora do Instituto Laura Vicuna, irmã Luiza Panaroto, contou que em1997, o Instituto Irmã Auxiliadora, junto ao Instituto Laura Vicuna, constataram a necessidade da Rede Salesiana em Porto Velho, criar um centro que desse uma resposta no campo social, e não somente no educacional.

“Aberto oficialmente no ano de 2000, o Cesmazza, atualmente é uma obra muito bem estruturada e que vive do voluntariado”, ressaltou a irmã.

O secretário da Semasf, Claudionaldo Rocha, destacou que a atual gestão municipal de Porto Velho, preza pela valorização do terceiro setor. Segundo ele, é de extrema importância o fortalecimento das organizações de iniciativa privada, sem fins lucrativos e que prestam serviços de caráter público.

“A Prefeitura de Porto Velho está de portas abertas para realizar ainda mais ações em parceria com o Cesmazza, uma entidade séria e necessária para a transformação social da nossa capital”, disse Rocha.

Em suas considerações, o padre Geraldo Siqueira, agradeceu a iniciativa do deputado Lazinho da Fetagro, e disse esperar que, “atitudes como a do parlamentar, possam sensibilizar ainda mais pessoas que se disponham a contribuir com a construção de um mundo melhor e mais fraterno”, expressou.

Ao final da solenidade, o deputado Lazinho da Fetagro entregou uma placa de homenagem à senhora Raimunda Conceição Reis, a voluntária mais antiga do Cesmazza. Posteriormente, o parlamentar entregou o Voto de Louvor as irmãs Luiza Panaroto e Jakeline Castelo Pereira.


Fale conosco