• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 23 de novembro de 2024

​Câmara deve recorrer ao STF sobre cassação do mandato de Maluf

É possível que decisão sobre afastamento do deputado seja tomada pelos parlamentares, durante votação.


Rondonoticias/noticias ao minuto

Publicada em: 27/12/2017 09:44:01 - Atualizado

BRASIL - Depois de o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin determinar o cumprimento da pena de Paulo Maluf (PP-SP), em regime fechado, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, encomendou parecer aos técnicos da Casa.

O resultado deve sair nesta quarta-feira (27) e auxiliará na decisão de questionar ou não a cassação imediata do mandato do deputado. As informações são do blog da Andréia Sadi, do portal G1.

Segundo fontes ouvidas em Brasília, para os técnicos, a palavra final sobre a perda do mandato de Maluf cabe ao plenário. Em outras palavras, precisa ser votada pelos parlamentares.

Maia admite a possibilidade, embora destaque que ainda não falou com a equipe. "Não conversei com eles ainda, mas o farei nesta quarta-feira", disse.

Em caso de a Câmara questionar a cassação e o STF aceitar que o plenário decida o futuro do deputado, a votação só ocorrerá no fim de fevereiro, depois do recesso parlamentar.

Maluf está preso na Papuda (DF), após Fachin ter determinado, no último dia 19, que ele começasse a cumprir a pena de 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão, pelo crime de lavagem de dinheiro. A defesa alega problemas de saúde do deputado e tem tentado converter o regime fechado em prisão domiciliar.


Fale conosco