Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 25 de maio de 2025
PORTO VELHO - RO - Em vista da pandemia do coronavírus, o tradicional desfile de 7 de setembro foi cencelado pelo Governo do Estado.
A decisão atende aos protocolos sanitários que acenam para a suspensão de eventos que provoquem a aglomeração de pessoas.
Nos últimos tempos a contaminação tem crescido em Rondônia e o Estado já soma 58.066 infectados e 1.185 mortos pela doença.
Segundo os organizadores do evento, o governo prioriza orçamento destinado ao combate da pandemia", e o desfile poderia gerar contaminação pelo número de pessoas que deslocam todos os anos de suas casas, para assistir ao desfile.
O grito que entraria para a História como independência, aconteceu em 7 de setembro de 1822, quando o Brasil, na época Império, saiu do "domínio" de D. João VI para seu filho D. Pedro I.
Em 2019, segundo a direção da Casa Militar, estima-se que 5 mil participantes desfilaram pelas ruas de Porto Velho, divididos entre militares, alunos de escolas estaduais e entidades civis, como a Maçonaria e igrejas evangélicas. Pelo menos 100 policiais militares se envolveram na segurança do evento.