Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 27 de novembro de 2024
A disponibilidade de Trump foi avançada num telefonema com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-In, de acordo com uma transcrição da conversa divulgada pela Casa Branca.
"O Presidente Trump expressou a sua disposição para manter conversações entre os EUA e Coreia do Norte no momento apropriado, nas circunstâncias adequadas", indicou a Casa Branca em comunicado.
Ambos os líderes também sublinharam a "importância de continuar com a campanha de máxima pressão contra a Coreia do Norte".
Segundo o executivo norte-americano, o Presidente Moon agradeceu a Trump pela sua "liderança", que segundo o chefe de Estado asiático contribuiu para tornar possíveis as recentes reuniões entre as duas Coreias.
Seul também divulgou a sua versão da conversa telefónica entre os dois Presidentes, salientando que Trump indicou que "não haverá qualquer ação militar (por parte dos Estados Unidos) durante o diálogo entre as duas Coreias".
O telefonema aconteceu no dia seguinte às duas Coreias terem mantido a primeira reunião formal de alto nível dos últimos dois anos. A Coreia do Norte concordou em enviar uma delegação aos Jogos Olímpicos de Inverno que se realizam na Coreia do Sul e ambos os países concordaram em iniciar conversações sobre formas de reduzir a tensão militar na fronteira.
Moon disse que está disponível a reunir-se com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, para resolver o dilema relacionado com o programa nuclear de Pyongyang. No entanto, disse que êxito de uma cimeira desse nível terá de estar garantido ainda antes de a reunião começar.
Desde que chegou ao poder, Trump já se envolveu em azedas trocas de acusações com o regime norte-coreano devido ao programa nuclear e de mísseis balísticos, chegando a ameaçar com uma intervenção militar de grande escala contra Pyongyang. No entanto, mudou de tom nas últimas semanas, admitindo a possibilidade de falar por telefone com Kim Jong-Un.
No sábado, o Presidente norte-americano já tinha saudado o retomar das conversações formais na península coreana, acrescentando esperar que o diálogo entre os dois países vá além dos Jogos Olímpicos de Inverno.
O vice-Presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, deverá dirigir a delegação norte-americana nos Jogos.