• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 29 de setembro de 2024

Bolsonaro vai lançar Plano de Imunização contra a Covid nesta quarta-feira, 16

Entre as pautas, está o anúncio sobre a compra de vacinas e o cronograma; convite foi enviado pelo ministro Eduardo Pazuello aos governadores


Assessoria

Publicada em: 15/12/2020 20:15:18 - Atualizado

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, enviou nesta terça-feira, 15, um convite para os governadores sobre o lançamento oficial do Plano de Imunização contra a Covid-19 no Brasil, que será nesta quarta-feira, 16, às 10h, no Palácio do Planalto, em Brasília. O presidente Jair Bolsonaro irá participar do evento. Entre as pautas, está o anúncio sobre a compra de vacinas e o cronograma.

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu um prazo de 48 horas a partir do domingo, 13, para que o Ministério da Saúde esclareça qual é a previsão de início e de término da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19. O plano de imunização, que foi entregue na sexta-feira, 11, e divulgado no sábado, 12, não apresenta essa informação específica, limitando-se a prever que a aplicação das doses nos grupos prioritários, que inclui profissionais da saúde e idosos, deve acontecer ao longo do primeiro semestre de 2021.

Segundo disse Pazuello, as negociações de vacina, pelo menos até agora, estão mais próximas de serem feitas com a Pfizer por conta da aprovação pela MHRA (órgão regulador do Reino Unido) e a vacinação de uso emergencial que já acontece no país e em outros, como nos Estados Unidos. Ao todo, estão previstas 70 milhões de doses — que ainda não foram oficialmente compradas. Ele afirmou também que pretende adquirir a CoronaVac caso seja comprovada a eficácia, ela seja registrada pela Anvisa e tenha preços e logística dentro dos padrões. De acordo com o ministro, as conversas bilaterais com o Instituto Butantan nunca deixaram de ser feitas e já existe um memorando de entendimento assinado desde outubro — quando a pasta manifestou o interesse em adquiridas as doses quando os testes forem concluídos.


Fale conosco