• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 27 de junho de 2025

Superintendente do Sebrae ,Daniel Pereira, destaca reserva lago Cuniã como polo turístico em RO

O forte do turismo regional pode estar no potencial do Baixo Madeira, particularmente a reserva extrativista Lago Cuniã, como rota turística a ser fortalecida...


REDAÇÃO

Publicada em: 01/11/2021 17:19:45 - Atualizado

PORTO VELHO – RO - O superintendente do Sebrae Rondônia, Daniel Pereira, destacou durante entrevista ao  Rondonoticias, que a prestação de serviços do órgão às micro e pequenas empresas, está entre as entidades que estão desenvolvendo estudos para a integração da região do Baixo Madeira, particularmente a reserva extrativista Lago Cuniã, como rota turística para potencializar o desenvolvimento da indústria do turismo no estado.

Pereira ressalva que em reunião entre ele e a Federação de Comércio de Rondônia – Fecomércio, a Conetur, e empresários do ramo, superintendente da Setur – Gilvan Pereira, da Secretaria da Semdestur, Lilian Leite, e Lidiane Bandeira, representante da Associações de condutores profissionais, bem como de moradores do Lago do Cuniã, todos estão promovendo ações e políticas adotadas para o desenvolvimento de todos os componentes da cadeia produtiva, sejam equipamentos hoteleiros, empreendimentos de gastronomia, guias, transportes, etc.

Estudos indicam que um dos setores mais impactados durante a pandemia é o de Turismo, especialmente o de lazer, em razão das restrições sanitárias e a queda das viagens mais distantes. 

Para o chefe do Sebrae, alguns números dão conta de que as perdas podem chegar a mais de R$ 2 bilhões , só no Estado de Rondônia. Entretanto, com o avanço das imunizações e a queda nos índices de infecção, torna-se fundamental o planejamento e ampliação de oferta turística para a retomada mais intensa da atividade econômica. 

O turismo representa um dos mais importantes segmentos econômicos da atualidade pela sua capacidade de promover o desenvolvimento de uma região. Trata-se de uma indústria de grande complexidade por se relacionar com diferentes setores da economia. Seus resultados não se limitam apenas aos setores envolvidos, mas também a outros setores por meio do chamado efeito multiplicador. "Vamos investir é claro, no turismo, mas sempre também sem esquecer da sustentabilidade, porque também a missão é preservar", disse. 



Fale conosco