• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 22 de fevereiro de 2026

Queiroga diz que vai esperar decisão da Anvisa sobre CoronaVac para crianças sair no DOU

Ministro da Saúde já foi criticado por ter demorado a iniciar a vacinação com a Pfizer em crianças.


g1

Publicada em: 20/01/2022 17:11:41 - Atualizado

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta quinta-feira (20) que o uso da CoronaVac em crianças será "considerado" para o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 (PNO). Entretanto, sem dar previsão de compra ou orientações sobre uso, Queiroga afirmou que vai "aguardar" a publicação da decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Diário Oficial da União (DOU).

Enquanto Queiroga espera, o governador de São Paulo, João Dória, acompanhou a aplicou das primeiras doses da CoronaVac em crianças logo depois da aprovação da Anvisa. O governador afirmou que a meta é vacinar todas as crianças do estado em até 3 meses.

ido, afirmou à TV Globo que distribuirá as doses para as unidades de saúde na sexta-feira (21), e que a vacinação com a CoronaVac na capital deve começar no sábado (22).

Especialista cobra agilidade

Para Renato Kfouri, médico pediatra e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, a aprovação é "ótima" e "necessária", já que os dados de segurança e efetividade são consistentes.

"Espero que não invente consulta pública. São três etapas: aprovação, recomendação da Câmara Técnica e aquisição das doses. Seria muito bom que esse processo fosse mais rápido possível e consequentemente a gente conseguisse vacinar, com 15 milhões de Coronavac e 5 milhões de Pfizer, a primeira dose para todo mundo antes do inicio do ano letivo", explicou Kfouri.


Fale conosco