• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

Queiroga diz que vai esperar decisão da Anvisa sobre CoronaVac para crianças sair no DOU

Ministro da Saúde já foi criticado por ter demorado a iniciar a vacinação com a Pfizer em crianças.


g1

Publicada em: 20/01/2022 17:11:41 - Atualizado

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta quinta-feira (20) que o uso da CoronaVac em crianças será "considerado" para o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 (PNO). Entretanto, sem dar previsão de compra ou orientações sobre uso, Queiroga afirmou que vai "aguardar" a publicação da decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Diário Oficial da União (DOU).

Enquanto Queiroga espera, o governador de São Paulo, João Dória, acompanhou a aplicou das primeiras doses da CoronaVac em crianças logo depois da aprovação da Anvisa. O governador afirmou que a meta é vacinar todas as crianças do estado em até 3 meses.

ido, afirmou à TV Globo que distribuirá as doses para as unidades de saúde na sexta-feira (21), e que a vacinação com a CoronaVac na capital deve começar no sábado (22).

Especialista cobra agilidade

Para Renato Kfouri, médico pediatra e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, a aprovação é "ótima" e "necessária", já que os dados de segurança e efetividade são consistentes.

"Espero que não invente consulta pública. São três etapas: aprovação, recomendação da Câmara Técnica e aquisição das doses. Seria muito bom que esse processo fosse mais rápido possível e consequentemente a gente conseguisse vacinar, com 15 milhões de Coronavac e 5 milhões de Pfizer, a primeira dose para todo mundo antes do inicio do ano letivo", explicou Kfouri.


Fale conosco