• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

"Meu medo é da fera estar fora da caixa", diz ministro Paulo Guedes sobre inflação

Ministro da Economia disse que a inflação não será transitória e bancos centrais estão dormindo no ponto


uol

Publicada em: 21/01/2022 16:09:43 - Atualizado

O ministro da Economia, Paulo Guedes, alertou sobre o risco da inflação não ser transitória e cobrou atenção dos bancos centrais para esse problema que deve persistir ao longo de 2022.

"Meu medo é que a fera esteja fora da caixa. Eu não acho que a inflação será transitória, de modo algum", afirmou durante evento do Fórum Econômico Mundial.

Guedes acredita que os choques de oferta vão diminuir gradualmente, o que pode diminuir a pressão nos preços, mas demonstrou preocupação com a expansão da demanda. Por isso, há risco de efeito persistente da inflação, que precisa estar no radar da política monetária:

"Eu acho que os Bancos Centrais estão dormindo no ponto. Eles precisam ficar atentos e eu acho que a inflação será um problema, um problema real, em breve para o mundo ocidental."

Em relação ao Brasil, o ministro ponderou que a despeito de trágicas experiências com inflação, o país já se movimentou rapidamente. O Banco Central vem, desde o ano passado, elevando a taxa básica de juros para conter a escalada dos preços.

Brasil preparado para nova variante

Guedes ainda comentou a respeito do avanço da nova variante da Covid-19. Ele disse que há uma preocupação com a ômicron, mas que o Brasil avançou bem na vacinação em massa e que está preparado para colocar em prática os protocolos de sucesso que já foram adotados no auge da crise caso venha uma nova onda da doença.

Ele destacou as ações de preservação dos empregos formais (o programa BEm, encerrado no ano passado), os programas de crédito e o auxílio emergencial, que promoveu transferência de renda para famílias vulneráveis e trabalhadores informais.


Fale conosco