Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 5 de julho de 2025
Os comentários do deputado estadual Arthur do Val (Podemos), também conhecido como "Mamãe Falei", sobre as mulheres ucranianas ganharam uma nova repercussão. A presidente do Podemos, deputada federal Renata Abreu (SP) divulgou uma nota na noite desta sexta-feira (4) em que classifica como "gravíssimas e inaceitáveis" as declarações de Arthur do Val. A deputada disse ainda que "o Podemos repudia com veemência as declarações e, com base nelas, instaura de imediato um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos."
Em um áudio que vazou na internet nesta sexta, pode-se ouvir o parlamentar dizendo que as mulheres ucranianas são "fáceis, porque são pobres". A mensagem teria sido enviada em viagem à Ucrânia, na qual o deputado afirma ter atuado para ajudar em auxílio da população do país invadido pela Rússia.
“Vou te dizer, são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’, e é inacreditável a facilidade”, afirmou o deputado.
Em outros trechos, ele cita as refugiadas. "A fila das refugiadas, irmão. Imagina uma fila de sei lá, de 200 metros ou mais, só deusa. Sem noção, inacreditável, é um bagulho fora de série. Se pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui", disse o deputado, que prometeu voltar ao local.