• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 6 de julho de 2025

Eduardo Leite renuncia ao governo do RS e anuncia permanência como filiado ao PSDB

Nome do tucano continua sendo cogitado para a disputa à Presidência da República


cnn

Publicada em: 28/03/2022 14:42:39 - Atualizado

Em evento realizado na tarde desta segunda-feira (28), Eduardo Leite anunciou a renúncia ao cargo de governador do Rio Grande do Sul e confirmou que irá continuar filiado ao PSDB.

Com a decisão, o tucano recusou o convite do presidente do PSD, Gilberto Kassab, que já havia deixado clara a intenção de filiar Leite ao partido e lançá-lo como pré-candidato ao Palácio do Planalto.

Deixando aberta a possibilidade de concorrer à Presidência da República, Leite confirmou que deixará o cargo de governador por atender ao que a lei eleitoral obriga. “Vou renunciar a um poder para não renunciar à política”, disse em vídeo exibido no Palácio Piratini. Durante o pronunciamento, no entanto, o governador gaúcho não afirmou se irá concorrer à Presidência ou a outro cargo nas eleições deste ano.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o dia 2 de abril marca a última data para desincompatibilização de candidatos à Presidência. Por força de lei, governadores, magistrados, secretários estaduais, ministros e demais donos de mandato eletivo devem deixar suas funções para que possam concorrer a outros cargos.

Agora, quem assumirá o cargo de governador do Rio Grande do Sul é o delegado Ranolfo Vieira Júnior, então vice de Eduardo Leite. Elogiando a queda de indicadores criminais no estado diante da gestão de Ranolfo à frente da Secretaria de Segurança Pública, Leite afirmou que o novo governador do estado acompanha cada dado e projeto do governo.

“Tenho absoluta confiança na condução do Ranolfo. O histórico dele, o currículo dele e a trajetória dele atestam isso e me dão total certeza e convicção de que Ranolfo está por dentro de cada um dos assuntos”, disse o tucano.


Fale conosco