• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 16 de abril de 2024

Jovens do campo e da cidade debatem, reivindicam e propõem políticas públicas

Educação, trabalho, segurança e cultura estão entre as principais áreas de demandas apresentadas pelos jovens


assessoria Comunicação Dep. Est. Lazinho da Fetagro

Publicada em: 20/05/2022 16:09:34 - Atualizado

RONDÔNIA-A juventude de Rondônia se organizou e exerceu seu papel de protagonista durante Audiência Pública, realizada ontem (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, sob proposição do deputado estadual Lazinho da Fetagro (PSB).

Jovens rurais, da cidade, da periferia, indígenas, estudantes secundaristas e universitários, entre outras representações, lotaram o auditório da Casa de Leis e pautaram suas concepções e proposições de políticas públicas para toda a juventude rondoniense.

Educação, trabalho, segurança e cultura estão entre as principais áreas de demandas apresentadas pelos jovens, que demonstraram ali conhecimento de suas realidades, necessidades, direitos e deveres, e, também, comprometimento com a construção de políticas públicas que atendam seus anseios e assegurem transformação em suas vidas nos diferentes aspectos e áreas que as compõe.

Willians Aguiar, representando os jovens do movimento sindical rural, destacou a importância daquele espaço para a luta constante do campo por sucessão rural com dignidade. Na oportunidade apresentou e entregou uma cartilha de propostas que assistem aos jovens trabalhadores rurais na educação, saúde, geração de renda, lazer e cultura.

Nataly Fernanda, que falou em nome de jovens urbanos da periferia e GLBTQIA+, trouxe testemunho do preconceito vivido por ser negra, de periferia e rapper, e de muitos outros iguais, alertando que a luta por respeito e equidade é constante e incansável. A cantora cobrou que a cultura precisa ser levada para a periferia.

A índia Luciene Kaxinawa, jornalista, apontou que educação e saúde são demandas prioritárias também para os indígenas. Também abordou o crescente índice de violência nas aldeias e no campo.

Miguel Andrio, estudante do IFRO, defendeu a ampliação de espaços de debate para a juventude, como conselhos municipais, e reivindicou uma educação com mais qualidade e inclusiva. O estudante ainda conclamou para que se “aposte na cidadania”.

Pedro Costa, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB e Membro da Comissão da Jovem Advocacia da Ordem, ressaltou que a juventude precisa ter consciência política, e que aquele momento fornece isso aos presentes. “Precisamos de vocês, jovens, para dar legitimidade às políticas para juventude”.

A audiência oportunizohttps://rondonoticias.com.br/Admin/Noticia/Create#u a fala para outros jovens e representações do MP-RO, OAB-RO, UNIR, IFRO, Vereadores e Governo do Estado, por meio da SEDUC e SEJUCEL, que acolheram os anseios externados pelos jovens.

O deputado Lazinho da Fetagro reafirmou que a audiência propunha ser um canal de diálogo entre juventude, sociedade e Poder Público, e promover o protagonismo juvenil. “Temos a certeza de que toda clareza, toda realidade, todo conteúdo trazido nesta audiência comprometerá todo o poder público em consideração e trabalho pela juventude. Valioso momento de escuta e de propositura dos jovens sobre políticas públicas que venham atender suas demandas em diferentes áreas, como social, política, econômica e cultural”, disse o parlamentar.

Lazinho da Fetagto, ao finalizar, explicou que será sistematizado em documento todas as propostas e encaminhamentos feitos pelos participantes durante a Audiência Pública, visando transformar e implementar em políticas públicas para Juventude, gerando um instrumento de luta, um compromisso de governo e uma política de Estado. O documento será encaminhado ao governo, órgãos e instituições presentes, prefeituras, câmaras de vereadores e aos pré-candidatos ao governo de Rondônia.



Fale conosco