• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 13 de julho de 2025

Após chamado de Bolsonaro, apoiadores montam caravanas para o 7 de Setembro

Postagens organizam grupos para vir a Brasília, mas também pedem intervenção militar e trazem informações falsas sobre o sistema eleitoral


metropoles

Publicada em: 27/07/2022 10:50:28 - Atualizado

O presidente Jair Bolsonaro (PL) usou a convenção de seu partido, no último domingo (24/7), para convocar os apoiadores a irem às ruas “pela última vez” em 7 de Setembro. E a militância já está respondendo e organizando caravanas para Brasília no feriado da Independência.

Nas redes sociais, como Twitter e Facebok, e em aplicativos de envio de mensagens, como WhatsApp e Telegram, grupos estão sendo formados com esse objetivo. Porém, parte das postagens traz ameaças aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e pedidos por intervenção militar.

Os apoiadores de Bolsonaro querem casar o ato em apoio ao presidente ao desfile militar que voltará a ser realizado após hiato de dois anos causado pela pandemia da Covid-19. Tanto que a manifestação na capital federal está sendo convocada para as 10h na Esplanada dos Ministérios, mesma hora e local do desfile de tanques e tropas.

Em parte das mensagens encontradas pela reportagem, os militantes convocam apoiadores do presidente a ir a Brasília e organizam caravanas com esse objetivo.

Para viajar de ônibus fretado da capital do Tocantins até Brasília no feriado por exemplo, um militante da região está cobrando R$ 330 por pessoa, com direito a uma camiseta alusiva ao evento.

“Dia 7 de Setembro temos uma missão: ir em milhões para as ruas para legitimar o presidente, acionar as Forças Armadas para destituir os ministros do STF. Vamos eliminar os comunistas do STF. Seja um soldado nessa luta”, diz o texto em amarelo sobre um fundo verde de um vídeo que está sendo pesadamente compartilhado em grupos bolsonaristas nos aplicativos de mensagens.


Fale conosco