Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 13 de julho de 2025
PORTO VELHO-RO: O percentual de desocupação é o menor desde dezembro de 2015 (9,1%) e também o mais baixo para o mês desde 2015 (8,4%). O índice recuou 1,8 ponto percentual em relação ao 1º trimestre do ano, quando era de 11,1%.
Na comparação entre abril e junho de 2022 e o mesmo período de 2021, a taxa de desemprego caiu 32%, com 4,8 milhões de pessoas a menos desocupadas, segundo o IBGE.
A Pnad Contínua indicou que existiam 10,1 milhões de pessoas desempregadas no país no segundo trimestre de 2022. Mesmo assim, o número representa recuo de 15,6% em relação aos três meses anteriores, o que significa que 1,9 milhão de pessoas a menos sem ocupação.
Para a coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios do IBGE, Adriana Beringuy, o movimento de retração da taxa de desocupação no segundo trimestre é semelhante ao observado em outros anos. “Em 2022, contudo, a queda mais acentuada dessa taxa foi provocada pelo avanço significativo da população ocupada em relação ao primeiro trimestre”, apontou.