• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 23 de abril de 2024

Três dos 07 candidatos são aliados de Bolsonaro; quem ele vai escolher?

Antes dos dois, Bolsonaro já conhecia Ivo Cassol. Ambos se conheceram quando o atual Presidente ainda era deputado...


Sérgio Pires

Publicada em: 08/08/2022 17:04:45 - Atualizado

PORTO VELHO - RO - E agora, Bolsonaro? O presidente da República tem três dos cinco principais nomes na disputa pelo governo rondoniense como seus aliados. O primeiro deles é o governador Marcos Rocha, que entrou na disputa, em 2018, apenas para atender pedido do então candidato presidencial. 

Quando Bolsonaro estava fragilizado na CPI da Covid, também conhecida como CPI do Circo, surgiu outro personagem que se tornou um dos ´políticos preferidos do Presidente: o senador Marcos Rogério, seu maior defensor na ocasião e que se tornou personagem nacional por sua fidelidade ao governo e à defesa que fez, lutando praticamente sozinho contra poderosos políticos da oposição ferrenha. 

Antes dos dois, Bolsonaro já conhecia Ivo Cassol. Ambos se conheceram quando o atual Presidente ainda era deputado e Ivo o governador de Rondônia. No Senado, Cassol sempre foi parceiro do governo, até perder o mandato. Mas a amizade e a proximidade do ideário político se mantiveram.

Quando veio inaugurar a ponte sobre o rio Madeira, na Ponta do Abunã, em maio do ano passado, Bolsonaro chamou Cassol para seu lado e ambos tiveram uma longa conversa. Na volta para Brasília, a deputada federal Jaqueline Cassol foi convidada para retornar no avião presidencial. 

Num vídeo gravado, Bolsonaro mandou recado a Cassol: “não esqueça do que combinamos!”, embora a combinação nunca tenha sido trazida a público. E agora? Como o Presidente vai se portar, ante uma eleição com tantos amigos e aliados? Por enquanto, ele diz que só se pronunciará num segundo turno. E se forem os finalistas, dois dos seus parceiros mais próximos?



Fale conosco