Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 7 de julho de 2025
O presidente Jair Bolsonaro (PL) vai concentrar esforços em três estados do Sudeste nesta reta final da campanha pela reeleição: São Paulo e Minas Gerais, por serem os dois maiores colégios eleitorais do país e Rio de Janeiro, berço político do bolsonarismo.
De acordo com aliados do presidente, essa estratégia foi fechada após pesquisas internas mostrarem que a conversão de votos em outras regiões do país ficou mais complicada.
No Nordeste, por exemplo, o levantamento apontou que a percepção do eleitor em geral é de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez melhor governo que Bolsonaro. E núcleo político que apoia Bolsonaro acredita que ele já fez tudo o que poderia ter feito para conquistar mais votos na região.
A avaliação é que, apesar da turbinada no Auxílio Brasil e obras como a transposição do rio São Francisco, Bolsonaro chegou no topo das intenções de voto. Por isso, eventuais viagens para a região devem passar a ser mais curtas.
Pela agenda da campanha, Bolsonaro deve fazer um giro por cidades da Bahia e de Pernambuco na próxima terça-feira (27). No dia seguinte, já embarca para São Paulo.
Nessa reta final, Bolsonaro fará ainda uma incursão pela região Norte para depois retornar para uma imersão em Minas e São Paulo.
A avaliação interna é que se Lula abrir uma distância grande nesses Estados pode ser um golpe fatal para o presidente ainda no primeiro turno.
No entanto, o entendimento é que, nesses estados, principalmente no interior, há um eleitorado conservador, que pode ajudar Bolsonaro a reconquistar os votos que teve na última eleição presidencial em 2018.