Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
BRASIL: Um ensaio clínico realizado por pesquisadores no Hospital Geral de Massachussets (EUA) mostrou que pacientes com depressão podem ter uma diminuição dos sintomas a partir da prática de hot ioga. Os resultados foram publicados no Journal of Clinical Psychiatry.
Para o estudo, os pesquisadores reuniram 80 participantes adultos, diagnosticados com depressão moderada. Eles foram divididos em dois grupos randomizados, e acompanhados durante oito semanas.
Para o estudo, os pesquisadores reuniram 80 participantes adultos, diagnosticados com depressão moderada. Eles foram divididos em dois grupos randomizados, e acompanhados durante oito semanas.
O primeiro grupo, com 33 participantes, foi submetido a sessões de 90 minutos de Bikram yoga, em uma sala aquecida a 40°C, duas vezes por semana, enquanto o outro grupo, com 32 pessoas, ficou em uma lista de espera (e fez as aulas após esse período).
Após o período, foi observado que os participantes que praticaram a atividade, apresentaram uma redução significativa nos sintomas depressivos, quando comparados ao outro grupo, em análise da escala do IDS-CR (Inventário de Sintomatologia Depressiva).
As taxas mostraram que 59,3% dos adultos que compunham o primeiro grupo tiveram uma diminuição de 50% ou mais nos sintomas, contra 6,3% dos participantes da lista de espera. Ainda, 44% das pessoas que praticaram a ioga apresentaram pontuação tão baixa no IDS-CR, que o diagnóstico foi considerado em remissão.
Os pesquisadores relataram, também, que foram percebidas reduções nos sintomas entre os pacientes que fizeram as aulas de ioga apenas uma vez por semana.
“Intervenções baseadas em ioga e calor podem, potencialmente, mudar o curso do tratamento para pacientes com depressão, fornecendo uma abordagem não baseada em medicamentos com benefícios físicos adicionais como bônus”, diz a autora principal, Maren Nyer, diretora de estudos de ioga no Programa Clínico e de Pesquisa em Depressão do Hospital Geral de Massachusetts.
O autor sênior do estudo e diretor do Programa Clínico e de Pesquisa em Depressão do Hospital Geral de Massachusetts afirma que ainda são necessárias pesquisas futuras para comparar a hot ioga com a ioga sem aquecimento, a fim de explorar se o calor tem benefícios superiores aos da ioga no tratamento da depressão, especialmente dadas as evidências promissoras da hipertermia de corpo inteiro como tratamento para o transtorno depressivo maior.