Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
RONDÔNIA: O Centro de Reabilitação do Estado de Rondônia (Cero) foi habilitado pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado de Reabilitação (CER III), nas modalidades auditiva, física e intelectual. A conquista representa um avanço significativo para saúde no estado, garantindo mais recursos e serviços especializados para pessoas com deficiência.
Com a habilitação, o Cero poderá ampliar o atendimento, oferecendo serviços de reabilitação essenciais para qualidade de vida dos pacientes. A unidade, habilitada em 24 de outubro, passará a contar com recursos do governo federal, que serão investidos em equipamentos e infraestrutura.
O Cero é administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), e atualmente oferece serviços como fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, neuropsicologia e neuropediatria, além de assistência social e enfermagem. Para ser atendido, basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e solicitar o encaminhamento. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e está localizada na Avenida Barão do Amazonas, nº 9.960, Bairro Mariana, em Porto Velho.
Para atender aos novos requisitos, o Cero realizará melhorias na estrutura física, como a instalação de rampas, corrimãos e banheiros adaptados, garantindo a acessibilidade de todos os pacientes. Além disso, a equipe multiprofissional será ampliada, com a inclusão de médicos especializados e outros profissionais.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, essa conquista é resultado de um trabalho conjunto e demonstra o empenho da gestão estadual em oferecer serviços de saúde, com foco no bem-estar da população.
A coordenadora do Cero, Andréia Zulke, celebrou a conquista, “a habilitação é fruto do trabalho de toda a equipe, que se dedica diariamente a oferecer o melhor atendimento aos nossos pacientes,” destacou.
O secretário da Sesau, Jefferson Rocha, enfatizou a importância da habilitação para o sistema de saúde de Rondônia. “Com mais recursos e uma equipe especializada, o Cero poderá atender um número maior de pessoas, reduzindo as filas de espera e garantindo um atendimento eficiente.”