• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 23 de janeiro de 2026

Nestlé e Danone: entenda a crise das fórmulas infantis contaminadas

Crise das fórmulas infantis leva Nestlé, Danone e Lactalis a recolher produtos feitos para bebês em mais de 25 países...


METRÓPOLES

Publicada em: 22/01/2026 18:04:11 - Atualizado

Foto colorida de lata com leite em pó ao lado de uma mamadeira - Metrópoles

Uma crise envolvendo algumas fórmulas infantis famosas colocou autoridades sanitárias na Europa, na Ásia e no Brasil em alerta e levou grandes fabricantes a retirar os seus produtos do mercado.

Marcas grandes como Nestlé, Danone e Lactalis anunciaram o recolhimento de lotes depois de uma suspeita de contaminação por cereulide, uma toxina ligada a casos de intoxicação alimentar.

A onda de recolhimentos começou no início de janeiro, com a Nestlé, na Europa. Desde então, a medida já se estendeu para pelo menos 25 países, incluindo o Brasil. Na sequência, Danone e Lactalis também anunciaram a retirada de produtos do mercado.

    A Lactalis informou, na última quarta-feira (21/1), que está retirando do mercado lotes de leite infantil em 18 países, incluindo França, Espanha, China, Austrália, México, Chile e Colômbia. Segundo a empresa, a medida é preventiva e ocorre enquanto são investigadas possíveis falhas na produção.

    Já a Danone iniciou tirando os produtos em Singapura por determinação da agência reguladora local. A medida envolve o produto Dumex Dulac 1, que é fabricado na Tailândia. A decisão teve um grande impacto no mercado, com as ações da empresa caindo cerca de 8,3%, o menor nível desde fevereiro de 2025.

    Segundo a Bernstein Research, consultoria que monitora o desempenho de grandes empresas globais, as fórmulas infantis representam cerca de 21% da receita da Danone, o que ajuda a explicar a reação dos investidores. Na Nestlé, o segmento responde por aproximadamente 5% do faturamento.

    Casos de internações no DF

    No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu lotes de fórmulas de marcas como Nestogeno, NAN Supreme Pro, NANLAC Supreme Pro, NANLAC Comfort, NAN Sensitive e Alfamino.

    No Distrito Federal, dois bebês de um ano de idade precisaram ser internados depois de consumirem as fórmulas da Nestlé. De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, as crianças apresentaram vômitos e diarreia, mas estão evoluindo bem clinicamente.

    As famílias confirmaram que os produtos consumidos pertenciam a lotes recentemente proibidos pela Anvisa por suspeita de contaminação por cereulide. Depois da confirmação, o uso das fórmulas foi suspenso imediatamente.

    Na França, uma investigação judicial está analisando se a morte de um bebê pode ter sido causada pelo consumo do leite infantil da Nestlé. O Ministério da Agricultura informou que os resultados da apuração devem ser divulgados em dez dias.

    O que é a cereulide?

    A cereulide é uma toxina produzida por um tipo de bactéria chamada Bacillus cereus. O maior problema é que essa toxina é muito estável, o que faz com que ela não seja eliminada por meio dos processos industriais e nem com o próprio aquecimento no preparo das fórmulas.

    A Nestlé informou que a contaminação pode ter vindo de um ingrediente comprado de um fornecedor externo. Essa mesma possibilidade também está sendo analisada no caso de outras empresas que retiraram produtos do mercado.

    Se for consumida em quantidades grandes, a cereulide pode provocar vômitos persistentes, diarreia, sonolência (letargia) e desidratação. Em bebês e crianças pequenas, os sintomas podem ser mais graves e precisar até de internação hospitalar.


    Fale conosco