Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 11 de fevereiro de 2026

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, na terça-feira (10), o uso da vacina contra o HPV (papilomavírus humano) para prevenir casos de cânceres de orofaringe, cabeça e pescoço.
O novo uso da vacina é indicado para crianças, homens e mulheres de 9 a 45 anos de idade. A imunização deve ser feita, preferencialmente, antes do início da vida sexual dos pacientes, já que o principal meio de transmissão do HPV são as relações sexuais.
O imunizante em questão é o Garsasil 9, que já era usado na prevenção de cânceres do colo de útero, da vulva, da vagina e do ânus, além de lesões pré-cancerosas ou displásicas, verrugas genitais e infecções persistentes causadas pelo HPV.
64% dos homens brasileiros desconhecem a relação entre o HPV e o câncer, de acordo com estudo feito pela MSD com apoio da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia).
Mais da metade dos entrevistados (54%) acredita que o vírus não causa verrugas genitais e apenas 34% sabem que a infecção pode levar ao desenvolvimento de câncer.
Além disso, 49% desconhecem que os exames regulares ajudam na detecção precoce do vírus e 45% acreditam que o uso da camisinha é suficiente para prevenir o HPV.
Os dados apontam ainda que, embora 65% dos homens afirmem saber o que é o HPV, o vírus ainda não aparece entre as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) mais lembradas por eles, ficando atrás de HIV, sífilis e gonorreia.