Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 18 de fevereiro de 2026

A Prefeitura de Porto Velho informou que vai disponibilizar gratuitamente o Implanon na rede municipal por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Considerado o método de proteção contra a gravidez mais eficaz disponível no mercado, o dispositivo será destinado a pessoas em idade fértil, de 14 a 49 anos, que desejam evitar uma gestação neste momento.
O anúncio foi feito pelo prefeito Léo nesta quarta-feira (18), em publicação nas redes sociais. Segundo ele, para acessar o serviço é preciso procurar a unidade de saúde mais próxima de casa e solicitar o agendamento, com encaminhamento pela regulação.
O Implanon é uma haste pequena e flexível implantada sob a pele do braço em um procedimento realizado em consultório, com anestesia local.
O dispositivo libera de forma contínua o hormônio etonogestrel, derivado da progesterona, que bloqueia a ovulação e, assim, evita a gravidez.
Com efeito de até três anos, o método apresenta taxa de falha estimada em 0,05%, inferior à observada na vasectomia, entre 0,1% e 0,15%, e no DIU hormonal, de 0,2% a 0,8%.