Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 29 de novembro de 2024
A agência reguladora de medicamentos e alimentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) anunciou hoje (15) que a vacina contra covid-19 desenvolvida pela Moderna é “altamente eficaz”. Isso sugere que seu uso emergencial poderá ser autorizado em breve, segundo a agência de notícias Dow Jones.
O FDA divulgou o estudo clínico com 30 mil pessoas da Moderna e a própria análise da agência americana. Os documentos publicados mostram que a vacina começa a prevenir infecções assintomáticas após a primeira dose. A capacidade de uma vacina para prevenir infecções assintomáticas é importante porque pode ajudar a retardar significativamente a disseminação do coronavírus.
A Moderna afirmou que após aplicar primeira dose em seu estudo, os casos assintomáticos de covid-19 foram dois terços menores entre os voluntários que receberam a vacina, na comparação com os que tomaram a dose placebo. O documento não incluiu os resultados após a segunda dose.
O Comitê Consultivo de Vacinas e Produtos Biológicos Relacionados da FDA discutirá os dados da Moderna na quinta-feira (17). O mesmo grupo analisou os dados da Pfizer em uma reunião de um dia inteiro na semana passada, após a qual votou por 17 votos a 4, com uma abstenção, a favor da concessão de autorização de uso emergencial.
O FDA fez isso um dia depois e deve agir rapidamente para aprovar a vacina Moderna, se houver uma recomendação favorável. A Moderna disse que sua vacina experimental contra a covid-19 foi 94,1% eficaz na proteção das pessoas contra a doença.