Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 29 de novembro de 2024
BRASIL: Do site Tua Saúde - Os alimentos que aceleram o metabolismo e desintoxicam o organismo, são principalmente os ricos em cafeína, como café e chá verde, ou os temperos como a canela e apimenta, pois são ricos em substâncias que aceleraram o metabolismo, como catequinas e capsaicinas.
Assim, quando utilizados juntamente com uma alimentação saudável e com a prática frequente de atividade física, eles ajudam a aumentar a perda de peso e a melhorar o funcionamento do organismo.
1. Pimenta vermelha
A pimenta vermelha é rica em capsaicina, uma substância com propriedade antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajuda a aliviar a dor, prevenir câncer e acelerar o metabolismo.
Deve-se consumir cerca de 3 g de pimenta por dia, e quanto mais ardida, maior o seu teor em capsaicina, mas o seu consumo exagerado pode causar queimação na boca e no estômago.
2. Chá verde
O chá verde é rico em flavonoides e cafeína, substâncias que aumentam o metabolismo e favorece a queima de gordura. Além disso, ele tem efeito diurético, o que ajuda a eliminar a retenção de líquidos.
Para obter os seus efeitos, deve-se consumir de 4 a 5 xícaras por dia, evitando o seu consumo juntamente com as refeições principais, para que não atrapalhe a absorção de minerais da dieta, como ferro, zinco e cálcio. Veja todos os benefícios do chá verde.
3. Canela
Além de ter ação termogênica, a canela tem ação anti-inflamatória, antioxidante, melhora a digestão e ajuda a controlar a diabetes e o colesterol alto.
Essa especiaria pode ser consumida na forma de chá ou pode-se adicionar 1 colher de chá em saladas de frutas, sucos, vitaminas e no leite.
4. Gengibre
Por conter os compostos 6-gingerol e 8-gingerol, o gengibre aumenta a produção de calor e de suor, o que ajuda no emagrecimento e na prevenção do ganho de peso.
Além disso, ele melhora a digestão e combate os gases intestinais, podendo ser consumido na forma de chá ou adicionado em sucos, vitaminas e saladas. Veja receitas com gengibre para emagrecer.
5. Guaraná
O guaraná ajuda a aumentar o metabolismo porque contém cafeína, e para emagrecer ele deve ser consumido de preferência juntamente com sucos ou chás que também ajudam na perda de peso, como chá de gengibre e sucos verde. Veja todos os benefícios do pó de guaraná.
A quantidade recomendada é de 1 a 2 colheres de chá de pó de guaraná por dia, evitando os eu consumo durante a noite, para evitar problemas de insônia.
6. Vinagre de maçã
O vinagre de maçã ajuda na perda de peso porque melhora a digestão, aumenta a saciedade, combate a retenção de líquidos e é ricos em antioxidantes que melhoram o funcionamento do organismo.
Para auxiliar na dieta, deve-se consumi de 1 a 2 colheres de chá do vinagre diluídas em um copo de água por dia, ou utilizá-lo como para temperar carnes e saladas.
7. Café
Por ser rico em cafeína, o café acelera o metabolismo e pode ser consumido ao longo do dia no café da manhã ou nos lanches.
A quantidade recomendada é de até 5 xícaras de 150 ml por dia, lembrando de evitar o seu consumo em casos de gastrite, pressão alta ou insônia.
Também é importante lembrar que o ideal é que esses alimentos sejam prescritos por um nutricionista, pois seu consumo excessivo pode causar problemas como insônia e pressão alta. Veja quais são as Contraindicações dos Alimentos Termogênicos.
O que é metabolismo
O metabolismo corresponde ao conjunto de processos bioquímicos que ocorrem no corpo que controla a síntese e a degradação de substâncias no organismo e, assim, permitem as funções vitais, como respiração, regulação da temperatura corporal e geração de energia, por exemplo.
O metabolismo é regulado por diversas enzimas e pode ser classificado em duas fases:
Anabolismo, que corresponde a reações bioquímicas de síntese, ou seja, permite a produção de moléculas mais complexas, como as proteínas, por exemplo, a partir de moléculas mais simples, como os aminoácidos;
Catabolismo, que corresponde a reações bioquímicas de degradação, ou seja, permite a produção de moléculas mais simples a partir de outras mais complexas, como por exemplo água e energia (ATP) a partir da glicose.
Para que o organismo se encontre em homeostase, é preciso que o anabolismo e o catabolismo também se encontre em equilíbrio. Quando o anabolismo está mais presente que o catabolismo, há ganho de massa muscular, por exemplo. Quando o ocorre o contrário, o organismo perde massa, sendo essa situação mais característica em períodos de jejum.
O metabolismo basal corresponde ao metabolismo da pessoa no período de jejum, ou seja, a quantidade de calorias que o organismo de uma pessoa que se encontra em jejum absoluto consegue consumir em 24 horas sem que haja danos ao organismo. Normalmente é a partir da avaliação do metabolismo basal, hábitos e objetivos da pessoa que o nutricionista consegue prescrever a dieta mais adequada para cada caso.