Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 22 de novembro de 2024
Esta é a quarta ronda de financiamento do fundo DNI, que atribuiu um total de 20,4 milhões de euros a 102 projetos de 26 países, dos quais 1,069 milhões de euros a Portugal.
Do total de 102 projetos, 47 são protótipos, 33 projetos médios e 22 grandes projetos.
Nos últimos dois anos, o DNI distribuiu um total de quase 94 milhões de euros de financiamento a projetos de jornalismo digital.
O DNI atribuiu agora 658,4 mil euros a um grande projeto do grupo Impresa, dona da SIC, e 312 mil euros a também outro grande projeto da Global Notícias, Publicações.
Foram ainda atribuídos 49,8 mil euros a um protótipo do INESC TEC, sendo que a 'startup' OKO também recebe 49 mil euros por um protótipo.
Desde a primeira ronda, em fevereiro de 2016, o fundo de Inovação Digital News Initiative já atribuiu a Portugal cerca de 5,7 milhões de euros.
De acordo com a Google, o grande projeto da Global Notícias chama-se 'Smart Paywall' e vai combinar a plataforma de registo único da Global Notícias com dados segmentados e uma nova 'paywall' [sistema de assinatura que permite acesso a conteúdos restritos] para vender os seus conteúdos de forma mais eficiente.
Segundo a informação disponibilizada, adicionalmente, as redações da Global terão condições para inovar pacotes, formatos e distribuição digitais, com informação analítica chave que será disponibilizada para este projeto.
No caso da Impresa, a nova plataforma chama-se Go Digital Publishing Platform e visa permitir aos media locais e regionais o acesso a uma solução de tipo para monetizarem os seus conteúdos digitais.
O protótipo da OKO denomina-se de Intelligent News Feed e trata-se de uma aplicação que visa assistir jornalistas e redações no processo de descoberta de notícias de 'gatekeeping', agregando todas as fontes de notícias públicas e privadas de uma redação.
Já o projeto - também protótipo - do INESC TEC é um projeto de inteligência artificial que visa ajudar a detetar o discurso de ódio nas notícias e nos comentários e denomina-se de Stop PropagHate.