• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

Festival “Beira” abre inscrição para mostra competitiva em Porto Velho

Cada cineasta pode inscrever apenas um filme de curta-metragem


emrondonia

Publicada em: 29/03/2022 17:02:46 - Atualizado

 

PORTO VELHO-Para celebrar as produções locais, o BEIRA – Festival de Cinema de Porto Velho vai premiar o melhor filme escolhido pelo público com o prêmio no valor de R$ 1.000,00
O “BEIRA” Festival de Cinema de Porto Velho está com as inscrições abertas para a única mostra competitiva de sua 1ª edição. De 28 de março a 11 de abril, produtores do audiovisual rondoniense, profissionais ou amadores, podem inscrever seus filmes de forma gratuita e online pelo site oficial do festival www.beirafestivaldecinema.com onde também está disponível o regulamento de inscrição.

Cada cineasta pode inscrever apenas um filme de curta-metragem, ou seja, com duração máxima de 25 minutos – incluindo os créditos, e que tenha sido realizado entre os anos de 2010 e 2022. Podem ser inscritas obras inéditas ou que já tenham sido exibidas em outros festivais, mostras ou eventos.

Oito curtas-metragens serão selecionados por uma equipe de especialistas da área audiovisual para serem exibidos na Mostra “Filmes Rondonienses”, que é uma das seis mostras temáticas que serão apresentadas ao público na semana de 19 a 23 de maio de 2022, período que acontecerá a 1ª edição do BEIRA.
O filme mais votado pelo público através de link que será divulgado e disponibilizado durante a realização do festival, ganhará o prêmio no valor de R$ 1.000,00.

“Nesta única mostra competitiva, queremos destacar e celebrar a produção realizada em Rondônia, tanto no âmbito profissional quanto independente/amador. E fazer do festival uma oportunidade para que os realizadores rondonienses sintam-se motivados a produzir e compartilhar seus filmes, e que também possam se sentir reconhecidos pelo público através da votação e premiação do melhor filme”, destaca Angélica Menezes, mestre em Artes da Cena pela UFRJ, idealizadora e diretora de produção do BEIRA – Festival de Cinema de Porto Velho.

“Contribuir na constituição de uma comunidade de cinema em Porto Velho e fomentar os debates sociais que atravessam o cinema brasileiro no nosso território e assim, promover articulações entre Rondônia e a cena cinematográfica nacional é o propósito no qual alicerçamos a criação deste festival”, reforça Naara Fontinele, doutora em Cinema e Audiovisual pela Sorbonne Nouvelle e em Comunicação Social pela UFMG (cotutela), também idealizadora do festival e responsável pela Direção Artística do BEIRA.

A lista das obras selecionadas para a mostra será publicada no site www.beirafestivaldecinema.com e no Instagram do festival @beirafestival no dia 09 de maio de 2022, após às 15h (horário de Rondônia).

O BEIRA – Festival de Cinema de Porto Velho é fomentado com recursos da Lei Federal 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc, através do Edital 32/2021/ SEJUCEL-CODEC – 2ª Edição Pacaás Novos – Prêmio para difusão de festivais, mostras e feiras artístico-culturais (Eixo I – Festival Cultural, Categoria F- Audiovisual) por meio da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – SEJUCEL – e Governo do Estado de Rondônia.

FONTE: emrondonia


Fale conosco