• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 15 de julho de 2025

SP altera nome da estação de metrô para homenagear professora morta em escola

Segundo decreto publicado no DO deste sábado (15), estação passará a se chamar "Vila Sônia — Professora Elizabeth Tenreiro".


g1

Publicada em: 15/04/2023 10:36:19 - Atualizado


BRASIL: O governo de São Paulo decidiu alterar o nome de uma das estações finais da Linha 4-Amarela em homenagem à educadora morta no ataque à Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, no último dia 27 de março. O decreto foi publicado no Diário Oficial deste sábado (15).

Segundo a publicação, a estação localizada próxima à escola passará a se chamar "Vila Sônia — Professora Elizabeth Tenreiro". O texto, contudo, não estabelece um prazo para que a concessionária ViaQuatro, responsável pela linha, atualize suas sinalizações.

Em nota, a ViaQuatro informou que cumprirá o decreto e que a identidade visual da estação será atualizada com a nova nomenclatura nos próximos dias, sem informar uma data para isso.

Elizabeth Tenreiro

A educadora de 71 anos se aposentou como técnica do Instituto Adolfo Lutz em 2020, mas continuou dando aulas de ciências. Ela era professora desde 2015 e começou a lecionar na escola Thomazia Montoro neste ano.

Segundo uma de suas filhas, Elizabeth tinha a educação como missão e era querida pelos alunos das instituições por onde passou.

"Ela era uma pessoa dedicada a lecionar, como propósito de vida. Ela achava que ela tinha essa missão, em um país com tanta falta de educação, se ela pudesse mudar a trajetória de um aluno, ela já ganhava com isso. Ela era muito querida por onde ela passou."

A professora faleceu no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU-USP) após ser esfaqueada dentro da sala de aula e ter uma parada cardíaca.


Fale conosco