• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 5 de maio de 2024

Estudante de medicina fica em estado vegetativo após cirurgia na mandíbula em MG: 'Pesadelo'

Larissa Moraes de Carvalho teve parada cardiorrespiratória após passar por cirurgia ortognática; família busca respostas


terra

Publicada em: 25/04/2024 17:25:56 - Atualizado

BRASIL: Há pouco mais de um ano a vida de Larissa Moraes de Carvalho e de sua família mudou drasticamente. Ela entrou bem para fazer uma cirurgia na mandíbula, em um hospital de Juiz de Fora (MG), mas teve uma parada cardiorrespiratória após o procedimento e está em estado vegetativo. Os familiares buscam entender até agora o que ocorreu.

Larissa tem 31 anos, é farmacêutica e estava cursando o 3º período de Medicina na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) quando o caso ocorreu. Em entrevista ao Terra, o pai da jovem, Ricardo Carvalho, conta que ela se preparou por três anos para fazer a cirurgia ortognática, realizada para corrigir alterações de crescimento da mandíbula e do maxilar.

O procedimento foi marcado para o dia 16 de março de 2023, para ser realizado pelo plano de saúde na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, onde sua família reside. Pelo relato do pai, ela não tinha nenhum problema de saúde e fazia exercício físico regularmente.

Pouco depois do procedimento ser finalizado, a jovem teve uma parada cardiorrespiratória, mas não se sabe em que momento exato. O pai conta que a viu sair do elevador, que leva da sala de pós-cirurgia até o quarto onde ela ficaria na enfermaria. A filha estava com o ‘olho meio aberto’ e parecia estar ainda inconsciente.

“Entraram no quarto, colocaram ela na cama. A enfermeira perguntou que cirurgia ela tinha feito e pediu para eu sair do quarto. Achei que era algum procedimento que ela ia fazer, tipo troca de roupa, alguma coisa nesse sentido”, explica. Em seguida, viu um funcionário da unidade entrar no quarto e, pela porta, percebeu que estavam fazendo massagem cardíaca nela.


Fale conosco