Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
BRASIL: Uma forte chuva causou estragos nas últimas 24 horas em várias cidades de Santa Catarina. Capinzal foi o município mais afetado e teve uma cratera aberta devido a enxurrada, ocasionando o desmoronamento de um imóvel na região central. A previsão é de alerta para mais temporais até sábado, 4.
De acordo com a NSC TV, afiliada da Rede Globo, o desabamento ocorreu na quinta-feira, 4, quando uma forte enxurrada atingiu o centro da cidade. No imóvel, localizado na Dom Vicente Gramazzio, ficavam uma casa e um comércio, que foram abaixo. Ninguém ficou ferido.
Equipes da Defesa Civil fizeram o evacuamento da área e os moradores foram encaminhados para um hotel. Também por causa da chuva, um poste desabou e ‘explodiu’ após um curto circuito. Até a noite de quinta, o acumulado na cidade era de 170 mm.
Em outro ponto da cidade, um ônibus com cinco pessoas foi arrastado pela correnteza. Os estudantes conseguiram sair pela janela depois de quebrar o vidro do veículo. Ninguém se feriu no incidente.
Ao todo, 20 cidades registraram volumes elevados nas últimas 48h, conforme o boletim da Defesa Civil. Piratuba e Capinzal foram os municípios com maior acumulado, 202,6 mm e 201,2 mm, respectivamente.
Uma morte em Ipirá foi registrada, mas ainda é investigado se ocorreu em decorrência das fortes chuvas. Além disso, seis pessoas estão desalojadas e seis desabrigadas em Praia Grande, quatro pessoas desalojadas em Orleans, uma família está desalojada em São Joaquim, e 16 pessoas desalojadas em São João do Sul.
Previsão para os próximos dias
A previsão é de chuvas intensas, rajadas de vento, descargas elétricas e eventual queda de granizo até sábado, 4. O risco maior para ocorrências está no Grande Oeste, Planalto, Litoral Sul, Alto Vale e Grande Florianópolis, e o estado é de alerta.
Conforme a Defesa Civil, nesta sexta-feira, 3, a frente fria se estabelece sobre Santa Catarina, mantendo a condição de chuva volumosa em algumas regiões do estado. Os acumulados entre a quinta, 2, e a sexta-feira, 3, devem variar entre 150 mm e 200 mm no Extremo Oeste, Oeste e em áreas do Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul que fazem divisa com o RS, podendo até superar este número.
Na metade norte do Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, os volumes devem ficar em torno dos 100 mm.