Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 22 de novembro de 2024
BRASIL: O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) anunciou que grande parte do Brasil enfrentará chuvas intensas nesta terça-feira (22). A região Sul será particularmente afetada pela atuação de um ciclone extratropical no Oceano Atlântico, que deve trazer tempestades e vendavais. As consequências do fenômeno devem ser sentidas em todo o território brasileiro a partir de quarta-feira (23).
Os ciclones extratropicais, que surgem em latitudes médias, são sistemas de baixa pressão atmosférica formados pelo contraste de temperaturas entre diferentes massas de ar, quentes e frias.
O Inmet prevê chuvas de até 50 mm por dia e ventos fortes, afetando 13 estados, que vão do Amazonas a São Paulo. Um novo ciclone extratropical se formará entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul a partir de quarta-feira (23), com potencial para causar ventos fortes na região Sul até o final da semana.
De acordo com o Inmet, as rajadas de vento podem ultrapassar os 100 km/h. Em áreas consideradas "em perigo", a precipitação pode chegar a 100 mm/dia, acompanhada de ventos intensos. As chuvas estão previstas para a Bahia, Tocantins, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás e Pará, além de partes de São Paulo, Mato Grosso, Maranhão e Piauí.
O Inmet também alertou para os riscos de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O ciclone que se forma no Oceano Atlântico deve gerar efeitos no continente entre quarta e sexta-feira (25), com ventos intensos na região costeira do Rio Grande do Sul. A quinta-feira (24) será o dia mais severo, com previsão de temporais, raios, vento e granizo, com rajadas entre 70 km/h e 90 km/h.
As capitais Florianópolis e Curitiba também devem ter dias chuvosos nos próximos dias, conforme previsão do Inmet.