Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 2 de janeiro de 2025
BRASIL: O número de mortos após o desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, sobre o Rio Tocantins, aumentou para onze na noite desta sexta-feira, 27. A informação sobre as últimas duas mortes foram confirmadas.
O Corpo de Bombeiros informou, por volta de 19h, que foram encontrados mais dois corpos de vítimas do desabamento. Os corpos estavam próximos da ponte e da região onde foi criada uma base para mergulhadores da marinha. As vítimas ainda não foram identificadas.
A ponte entre os Estados do Maranhão e Tocantins desabou no último domingo, 22. Seis pessoas seguem desaparecidas. A reportagem tenta contato com o Corpo de Bombeiros em busca de mais detalhes.
Buscas retomadas
Segundo a Marinha, as buscas foram retomadas na manhã desta sexta. O acidente aconteceu na rodovia BR-226, que fica entre o Maranhão e o Tocantins.
Duas motos, uma caminhonete, um caminhão de carga e dois corpos foram encontrados debaixo dos escombros da ponte.
A Marinha realiza buscas com auxílio de mergulhadores, que utilizam uma câmara hiperbárica, levada do Rio de Janeiro, para que seja possível mergulhar em profundidades maiores do que 30 metros.
A qualidade da água é testada na área de buscas por militares especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR). Até o momento, não foram constatadas alterações causadas por agentes químicos. Cerca de 80 militares trabalham no local do acidente.
A ponte que fica entre as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) desabou por volta das 14h50 do último domingo e atingiu o vão central da estrutura, que tem 533 metros.
Segundo informações da Folha de S.Paulo, inspeções feitas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) mostraram que a ponte estava em um estado considerado “ruim” de conservação.
Vítimas submersas
Os corpos de duas vítimas estão submersos a 35 metros de profundidade, conforme informado pelos bombeiros à TV Anhanguera, afiliada da TV Globo.
As vítimas foram encontradas dentro de uma caminhonete, mas ainda não foram resgatadas, pois o veículo está abaixo de uma carreta. As identidades das vítimas não foram confirmadas.
Vítimas identificadas
No total, nove pessoas já foram identificadas.
Na quarta-feira, 25, duas vítimas foram identificadas como Anísio Padilha Soares, de 43 anos, e Silvana dos Santos Rocha Soares, de 53. No momento do acidente, eles estavam em um caminhão carregado de portas, com a neta Lorrane Cidronio de Jesus, de 11, cujo corpo foi encontrado na terça-feira, 24.
No mesmo dia, as equipes localizaram o corpo do motorista Kecio Francisco Santos Lopes, de 42, que dirigia um caminhão com defensivos agrícolas, e de Andreia Maria de Sousa, de 45, motorista de um caminhão que transportava ácido sulfúrico.
O Corpo de Bombeiros confirmou a morte de Lorena Ribeiro Rodrigues, de 25, moradora de Aguiarnópolis no domingo. Um homem de 36 anos foi resgatado com vida no mesmo dia.