• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 26 de janeiro de 2025

IBAMA identifica mulher que torturou e matou onça-parda em uma área rural do Nordeste

Órgão ainda tenta localizar um homem que também está envolvido no crime; multa e detenção são as penalidades


ig

Publicada em: 23/01/2025 12:04:20 - Atualizado


BRASIL: O IBAMA(Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) informou que identificou e vai multar em R$ 5 mil a mulher que aparece em um vídeo nas redes sociais usando uma espingarda para capturar uma onça-parda em uma área rural da região Nordeste. Após o disparo, quatro cães atacam o animal já ferido.

O órgão comunicou ainda que agora trabalha para localizar os envolvidos na morte do animal. Além da mulher que realizou o disparo, um homem também aparece na gravação.

Segundo o comunicado do instituto, a identificação só foi possível devido às denúncias recebidas pelo setor de inteligência do IBAMA.

O que diz a lei


De acordo com a Lei nº 9.605/98, pessoas que cometem crimes contra a fauna silvestre, como os responsáveis pela morte da onça-parda, podem responder pelos seguintes crimes:

Maus-tratos a onça – Art. 32 – Pena de detenção de três meses a um ano.
Matar onça – Art. 29 – Pena de seis meses a um ano.
Multa de R$ 5.000,00 por matar a onça – Art. 24 do Decreto nº 6.514/08.

Onça-parda


A onça-parda, também conhecida como puma ou suçuarana, é considerada uma espécie ameaçada em algumas regiões do Brasil devido à destruição de seu habitat e à caça ilegal. Casos como esse estão sendo cada vez mais monitorados por órgãos ambientais e ativistas.


Fale conosco