Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 5 de fevereiro de 2025
BRASIL: A mulher suspeita de envenenar familiares com baião de dois em Parnaíba, no litoral do Piauí, tinha um relacionamento amoroso com a vizinha, Maria Jocilene da Silva.
Na sexta-feira (31), ela confessou à Polícia Civil ter matado a mulher com um café envenenado. Maria dos Aflitos, que já é investigada pela morte de seus dois filhos e três netos devido a um envenenamento, admitiu o crime durante depoimento, após ser presa temporariamente.
O delegado Abimael Silva, responsável pela investigação, confirmou nesta terça-feira (4) que o romance entre as duas teve início antes de Maria conhecer seu atual marido, Francisco de Assis Pereira da Costa.
Segundo o delegado, o romance entre as duas mulheres, embora discreto, era do conhecimento de todos, incluindo as famílias envolvidas. Mas, de acordo com a investigação, o relacionamento entre elas não foi o principal motivo para os homicídios.
Na segunda-feira (3), o delegado explicou que Maria dos Aflitos planejou simular a morte de Jocilene como um suicídio, com a intenção de responsabilizar a vizinha pelos outros crimes e, assim, garantir a libertação de seu marido.
O caso foi revelado no primeiro dia do ano, quando nove pessoas comeram baião de dois envenenado. A última vítima fatal, Maria Jocilene da Silva, morreu em 24 de janeiro. Ela havia sido internada após ingerir o alimento em 1º de janeiro, mas recebeu alta no dia seguinte. Seu quadro de saúde voltou a piorar e, em 23 de janeiro, foi internada novamente, morrendo pouco depois. Em depoimento à polícia, Maria dos Aflitos confessou ter envenenado a vizinha com um café contaminado.
Além de Maria Jocilene, as outras vítimas fatais são: Maria Gabriela (4 anos, filha de Francisca e neta de Maria dos Aflitos), Manoel da Silva (18 anos, enteado de Francisco, irmão de Francisca e filho de Maria dos Aflitos), Igno Davi da Silva (1 ano e 8 meses, filho de Francisca e neto de Maria dos Aflitos), Maria Lauane (3 anos, filha de Francisca e Neta de Maria dos Aflitos) e Francisca Maria (32 anos, enteada de Francisco, irmã de Manoel e filha de Maria dos Aflitos).
O primeiro caso de envenenamento na família ocorreu em agosto de 2024, quando os irmãos Ulisses e João Miguel Silva, de 8 e 7 anos, filhos de Francisca Maria, faleceram após ingerirem cajus do quintal de uma vizinha. A princípio, a polícia suspeitou de Lucélia Maria da Conceição Silva, de 52 anos, uma vizinha, como responsável pelo envenenamento. A mulher chegou a ser acusada e presa por cinco meses.