Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 13 de fevereiro de 2025
BRASIL: A disparada no preço dos ovo nos Estados Unidos, impulsionada por um surto de gripe aviária e pela inflação, acende um alerta no Brasil e levanta questionamentos sobre os possíveis impactos no mercado nacional. Enquanto o consumidor brasileiro já sente um aumento nas cotações, especialistas avaliam se o país pode se beneficiar da crise americana, impulsionando as exportações e consolidando sua posição como um fornecedor seguro e competitivo.
Dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP apontam para um aumento gradual da demanda e uma oferta limitada como os principais fatores por trás da elevação dos preços dos ovos no Brasil. Em janeiro de 2025, o preço do ovo subiu 10,6%. No início de fevereiro, as cotações continuaram em alta, com aumentos de até 8,2% em algumas regiões produtoras, como Bastos (SP) e Grande São Paulo. A caixa com 30 dúzias de ovos já ultrapassa os R$ 235 em algumas regiões. A proximidade da Quaresma, período em que o consumo de carne diminui, também contribui para o aumento da demanda por ovos.
Enquanto os Estados Unidos enfrentam a devastação causada pela gripe aviária, o Brasil se mantém livre da doença em aves comerciais. Isso fortalece seu status como um fornecedor seguro e confiável no mercado internacional. A ausência de casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em aves comerciais no Brasil fortalece o status do país como um fornecedor seguro no cenário internacional.