Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 14 de janeiro de 2026

BRASIL: A DPDF (Defensoria Pública do Distrito Federal) instaurou um procedimento para analisar informações relacionadas às condições de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sob custódia da PF (Polícia Federal), em Brasília.
A iniciativa foi após o órgão ser oficialmente oficiado pelo senador Izalci Lucas (PL-DF) e pelo deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), que solicitaram providências a respeito do caso.
Já no final de dezembro, Bolsonaro passou por procedimentos para conter soluços, com reforço no bloqueio do nervo frênico.
Em nota, a Defensoria informou que a abertura do procedimento ocorre "no exercício de suas atribuições constitucionais de fiscalização e de garantia dos direitos fundamentais de pessoas sob a custódia do Estado.
“A instituição esclarece que atua de forma técnica, imparcial e independente, sem juízo prévio de mérito”, afirmou no comunicado.
O texto ressaltou ainda que todas as apurações seguem os trâmites legais e institucionais previstos.
"Informações adicionais somente serão prestadas se e quando houver conclusão do procedimento ou da " target="_blank" rel="noopener noreferrer">deliberação oficial sobre o caso