Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 28 de julho de 2026

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, chamou, nesta segunda-feira (27/7), o presidente da Argentina, Javier Milei, de “palhaço”. O ministro ainda citou vários índices do país vizinho, como inflação, endividamento e risco-país.
“O palhaço do presidente da Argentina veio ao Brasil ontem e falou de Brasil, quando o risco- país da Argentina é muito mais alto, a dívida pública é muito mais alta, a inflação lá é muito [alta]”, atacou em entrevista à Rádio Jornal.
No último sábado (25/7), Milei esteve no Brasil, onde participou da oficialização da candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República. Durante o discurso no evento, o argentino fez diversas ofensas, parte delas direcionadas a Lula.
Milei endossou pedido pela prisão do presidente afirmou que “hoje o Brasil caminha para uma crise de dívida derivada do fato de que Lula não fez o ajuste fiscal que a situação exigia, e agora está piorando para ter chances de vencer”.
Durigan disse que o Brasil tem problemas, mas refutou a possibilidade de uma recessão no próximo ano, que seria provocada pelo endividamento público elevado.
“Não dá para entrar na onda dessas pessoas que dizem que vai virar o apocalipse, que vai ter problema, porque o Brasil está com mínima de desemprego, mínima de inflação, recorde de balança comercial, safra recorde, desmatamento, porque aqui não passa boiada, porque aqui a gente cuida do meio ambiente ao mesmo tempo que cuida da economia”, apontou.
Na passagem pelo Brasil, Milei chamou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de “lixo careca”, após ser impedido de visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar.
O presidente argentino acusou, sem apresentar provas, o Brasil e outros países de financiarem uma campanha contra a Argentina.