Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 23 de novembro de 2024
Segundo a advogada do casal, Cátia Menecatte, a empresa informou que seus clientes receberão o ressarcimento entre cinco e sete dias. A decisão foi tomada no domingo (28). Ela explica que a empresa está analisando os outros gastos do casal, como hotel e combustível. "Eles mandaram os comprovantes. Estamos aguardando o retorno, mas não vejo nenhuma resistência".
Cátia revela que, após o ocorrido, o casal tentou entrar em contato com a empresa por meio do site e do telefone, com o objetivo de conseguir outro apartamento. Mas, como não receberam nenhuma resposta, precisaram alugar um quarto de hotel para passar a noite.
Ainda de acordo com a advogada, o casal está constrangido e frustrado com o incidente, que arruinou uma viagem programada há muito tempo. "Ela é arquiteta no ABC paulista e precisou reorganizar toda a sua agenda para viajar com o namorado. Eles até deixaram de viajar no Ano Novo para aproveitar esse feriado, passear, descansar e curtir a paisagem. Foi uma frustração gigante".
Agora, Cátia está focada em acompanhar as investigações da polícia, para planejar seus próximos passos. Ela explica que busca entender qual a extensão do dano, e até que ponto os direitos dos seus clientes foram atingidos. A polícia irá analisar se as imagens estão armazenadas em algum local, se foram vistas online e se foram vazadas.
O G1 tentou entrar em contato com o dono do apartamento, mas seu celular aparenta não estar recebendo ligações no momento.
O Airbnb informou que baniu permanentemente o anfitrião da plataforma assim que soube do ocorrido. A empresa garante que as regras são claras ao proibir câmeras em quartos ou banheiros. Caso estejam em outros locais da casa, essa informação deve ser divulgada no anúncio.
A empresa também garante que está em contato e dando assistência ao casal desde quando este entrou em contato com a plataforma, e se colocou à disposição das autoridades policiais para auxiliar na investigação.
O Airbnb informa, também, que já registrou mais de 260 milhões de chegadas de hóspedes em todo o mundo, e incidentes como esse são extremamente raros. A plataforma ainda afirma que leva muito a sério a privacidade.
O casal de turistas que aproveitava as férias em São Vicente se assustou ao encontrar uma câmera escondida atrás de um espelho no apartamento de temporada em que estava.
Segundo a polícia, o casal, formado por uma arquiteta, de 28 anos, e um analista de sistemas, de 27, moradores da região do ABC paulista, encontrou o equipamento após perceber luzes piscando por trás do espelho. Os turistas logo desligaram a câmera e a retiraram de onde estava escondida, assustados e preocupados com a possibilidade de terem sido gravados em algum momento íntimo.
De acordo com o registro oficial, logo depois que desligaram o equipamento, os turistas receberam uma ligação do dono do imóvel, questionando se havia ocorrido algum problema. Eles falaram sobre a câmera, e o responsável alegou que a instalação era uma medida de segurança, e que era mencionada no site de reservas. O casal, porém, garantiu aos policias que não havia nada sobre isso na descrição do apartamento.
A reserva do imóvel era para até domingo (28), mas já na quinta-feira (25) o casal registrou um boletim de ocorrência na Delegacia Sede da cidade e entregou a câmera às autoridades.
De acordo com Polícia Civil, a filmadora foi apreendida e será encaminhada ao Instituto de Criminalística, com o objetivo de descobrir se os turistas foram filmados e se a máquina armazena dados em algum outro local. A polícia ainda buscará informações sobre o dono do apartamento e o motivo que o levou a instalar a câmera no quarto.