• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 24 de julho de 2025

Guardas dispersam aglomeração com cerca de 800 pessoas

Forças de segurança registraram concentração de público em pontos dos bairros Moinhos de Vento, Centro Histórico e Cidade Baixa. Não houve autuações.


g1

Publicada em: 23/05/2021 12:00:00 - Atualizado

BRASIL: A Guarda Municipal de Porto Alegre dispersou, na madrugada deste domingo (23), uma aglomeração com aproximadamente 800 pessoas no bairro Moinhos de Vento, região boêmia da Capital. Segundo a corporação, o grupo se concentrou na Rua Padre Chagas, em torno de bares.

Os estabelecimentos foram orientados a funcionar de acordo com o último decreto publicado pela prefeitura. Não houve necessidade de autuação, disse a Guarda.

Entre a noite de sábado (22) e o domingo, outros pontos de movimentação foram registrados pelas forças de segurança. No Centro Histórico, cerca de 200 pessoas estavam concentradas na Rua Fernando Machado. Elas foram orientadas a deixarem o local.

Já no bairro Cidade Baixa, na Rua José do Patrocínio, um bar foi denunciado por causa de uma aglomeração de pessoas que estavam em pé na calçada consumindo alimentos e bebidas. De acordo com a corporação, o bar funcionava dentro das normas constantes no alvará. As pessoas saíram da calçada.

Nas ruas da República e Lima e Silva, também na Cidade Baixa, houve a dispersão de 70 pessoas que estavam aglomeradas.

Denúncias

A Guarda Municipal afirma ter recebido denúncias de aglomeração e descumprimento das regras de distanciamento em estabelecimentos dos bairros Arquipélago, Navegantes e Auxiliadora. Agentes foram aos locais, mas constataram que os pontos funcionavam dentro das normas permitidas.

A Capital e as cidades da Região Covid 10 adotaram protocolos próprios de enfrentamento à pandemia, conforme é permitido pelo estado no sistema 3 As de Monitoramento. Não é permitida a permanência de clientes em pé em bares e casas noturnas. Em eventos, o limite de público é de 150 pessoas.

No sábado, o governo do estado incluiu a região de Porto Alegre no nível de Aviso, o primeiro dos 3 As (Aviso, Alerta e Ação) do novo decreto. Segundo o Gabinete de Crise do Palácio Piratini, a Capital registra crescimento no número de casos de coronavírus para cada 100 mil habitantes e elevação na média móvel de sete dias das solicitações de leitos clínicos por síndrome gripal no sistema público.


Fale conosco