• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 10 de setembro de 2025

Presidente Lula dispensa 40 militares que atuavam na administração do Palácio da Alvorada

Lista com todos os oficiais afastados foi publicada no DOU desta terça (17/1). Dispensa ocorre após o governo identificar danos no Alvorada


METRÓPOLES

Publicada em: 17/01/2023 10:45:13 - Atualizado

BRASIL- A Secretaria-Geral da Presidência da República dispensou 40 militares da Coordenação de Administração do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República. A lista com o nome de todos os afastados está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (17/1).

Entre eles, está o tenente-coronel Marcelo Ustra da Silva Soares, primo do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, um dos principais torturadores da ditadura militar e, até então, lotado no Gabinete de Segurança Institucional (GSI). A Secretaria-Geral também dispensou um cabo da Aeronáutica que atuava na Coordenação de Administração da Granja do Torto

Embora a publicação não apresente justificativa para a dispensa, ela ocorre após a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, expor os danos no Alvorada encontrados pela equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) depois que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desocupou o local.

Em entrevista à GloboNews, Janja fez um passeio pela residência oficial e mostrou à jornalista Natuza Nery vidros de janelas rachados, sofás e tapetes rasgados e sujos, tetos com infiltração, tábuas soltas e quebras no piso. Uma série de móveis e obras de arte precisarão ser restaurados, por danos ou exposição indevida ao sol.

“O que a gente percebe é que não teve cuidado, manutenção”, observou a primeira-dama.



Fale conosco