• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 8 de julho de 2025

Presidente Lula dispensa 40 militares que atuavam na administração do Palácio da Alvorada

Lista com todos os oficiais afastados foi publicada no DOU desta terça (17/1). Dispensa ocorre após o governo identificar danos no Alvorada


METRÓPOLES

Publicada em: 17/01/2023 10:45:13 - Atualizado

BRASIL- A Secretaria-Geral da Presidência da República dispensou 40 militares da Coordenação de Administração do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República. A lista com o nome de todos os afastados está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (17/1).

Entre eles, está o tenente-coronel Marcelo Ustra da Silva Soares, primo do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, um dos principais torturadores da ditadura militar e, até então, lotado no Gabinete de Segurança Institucional (GSI). A Secretaria-Geral também dispensou um cabo da Aeronáutica que atuava na Coordenação de Administração da Granja do Torto

Embora a publicação não apresente justificativa para a dispensa, ela ocorre após a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, expor os danos no Alvorada encontrados pela equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) depois que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desocupou o local.

Em entrevista à GloboNews, Janja fez um passeio pela residência oficial e mostrou à jornalista Natuza Nery vidros de janelas rachados, sofás e tapetes rasgados e sujos, tetos com infiltração, tábuas soltas e quebras no piso. Uma série de móveis e obras de arte precisarão ser restaurados, por danos ou exposição indevida ao sol.

“O que a gente percebe é que não teve cuidado, manutenção”, observou a primeira-dama.



Fale conosco