Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 8 de julho de 2025
BRASIL- A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta 6ª feira (20.jan), a primeira fase da operação "Lesa Pátria". Foram expedidos oito mandados de prisão e 16 mandados de busca e apreensão em cinco estados e no Distrito Federal.
O objetivo, segundo a PF, é "identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por grupo que promoveu violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições."
As diligências foram ordenadas pelo Supremo Tribunal Federal -- que apura os atos antidemocráticos. Os agentes estão cumprindo os mandados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Até agora, quatro pessoas foram detidas. Entre elas, Ramiro Caminhoneiro, que aparece em vários vídeos e grupos em que bolsonaristas foram convocados a participar dos ataques contra os três Poderes. Ele foi preso em São Paulo. A defesa dele ainda não falou sobre a prisão. O SBT News segue com espaço aberto para manifestação.
A operação é parte da investigação dos possíveis "crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido", informou a PF.