• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 20 de setembro de 2024

Prefeitura reforça mutirões de limpeza no Cemitério Santo Antônio durante período chuvoso

Falta de manutenção e de limpeza de túmulos e jazigos dificultam o trabalho da Semusb


Assessoria

Publicada em: 15/03/2023 13:43:05 - Atualizado


PORTO VELHO, RO - O inverno amazônico tem obrigado a Prefeitura de Porto Velho a reforçar os mutirões de limpeza no Cemitério Santo Antônio, o maior local de sepultamento do município. As constantes chuvas, que contribuem para o crescimento rápido da vegetação, e a falta de manutenção dos túmulos e jazigos, tem obrigado a Prefeitura a disponibilizar um número maior de agentes de limpeza.

Na prática, os mutirões de limpeza são realizados a cada 60 dias no cemitério, além dos dias que antecedem as datas comemorativas mais significativas. O local tem cerca de 250 mil metros quadrados e mais de 95 mil sepulturas.

“As chuvas contribuem para que a vegetação rasteira cresça mais rápido nessa época do ano. Somado a isso, temos a grande extensão do cemitério que é um verdadeiro desafio para as equipes de limpeza e resíduos descartados incorretamente pelos visitantes”, explica o diretor do cemitério, Marildo Dias.

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb) disponibilizou cerca de 20 agentes de limpeza para os trabalhos no Cemitério Santo Antônio. Além da roçagem da vegetação, a equipe também atua na rastelagem e recolhimento de resíduos.

No entanto, a falta de manutenção de jazigos e túmulos, por parte de familiares, torna o trabalho da pasta ainda mais complicado. De acordo com o Código de Posturas do Município, é de competência da Prefeitura a limpeza das vias de acesso do cemitério, ficando a cargo dos familiares a limpeza de túmulos e jazigos. O resultado é que a vegetação que cresce nos túmulos acaba avançando para o interior das vias.

“A falta de manutenção dos jazigos torna o cenário ainda mais desafiador para a Semusb, porque temos que disponibilizar um número maior de agentes de limpeza para o cemitério, comprometendo algumas regiões da cidade que também precisam desse serviço. Por isso, pedimos que as famílias ajudem o poder público e não abandonem os locais de sepultamento dos seus entes”, explica Gentil Gomes, diretor do Departamento de Limpeza Pública, da Semusb.

Além do Cemitério Santos Antônio, a Semusb também é responsável pela limpeza do Cemitério dos Inocentes e dos locais de sepultamento nos distritos do município.


Fale conosco