Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 28 de novembro de 2024
PORTO VELHO-RO: Peludinha, uma vira-l
ata de pouco mais de um ano de idade foi abandonada na rua junto com a sua prole de 12 filhotes. Fraca e vulnerável, ela acabou resgatada por um grupo de cuidadores. No último sábado (25), ela e outros animais tiveram a chance de encontrar um novo lar durante a 5ª Feira de Adoção de Cães e Gatos, promovida pela Prefeitura de Porto Velho, no Parque da Cidade.
“Os animais disponíveis para adoção aqui são provenientes de ONGs e grupos de cuidadores catalogados junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema). Eles passam por uma triagem para garantir que estão saudáveis e aptos para um novo lar. É a primeira edição que realizamos no Parque da Cidade e faz parte do trabalho da Prefeitura de promoção ao bem-estar animal”, explicou o titular da Sema, Alexandro Pincer.
A feira, que aconteceu das 16h às 19h, permitiu o encontro de cães e gatos em busca de um lar com novos tutores responsáveis. Numa espécie de missão de vida, os cuidadores acabam tendo um papel fundamental, uma vez que atuam no resgate e acolhimento de cães e gatos até a realização das feiras.
“A maioria deles são resgatados após serem abandonados nas ruas ou vítimas de acidentes e maltratados. A partir daí, iniciamos uma saga para levar ao veterinário, castrá-los para assim encontrarem uma adoção responsável", explica Emanuela Martins, uma das cuidadoras catalogadas pela Sema.
Os animais adotados durante a feira passam por uma guia de castração e microchipagem, oferecidas pelo município. A partir de então, o novo dono assina um Termo de Responsabilidade junto à Prefeitura, recebendo um certificado de tutor do animal.
Esse foi o processo pelo qual a estudante Roberta Morais passou. Ela chegou à feira na expectativa de sair com um novo companheiro, mas acabou sendo conquistada por dois filhotes.
“Nos próximos dias eu vou iniciar a experiência de morar sozinha e amadureci a ideia de ter um cão ou um gato como companhia. Só que chegando aqui acabei me encantando pelos dois e optei por levar uma gatinha e um cão macho ainda filhote que me conquistou no primeiro olhar. Com certeza, essa dupla vai fazer a diferença nessa nova fase da minha vida”, afirmou a estudante.
“O nosso objetivo é fomentar a adoção consciente e combater qualquer forma de maus tratos e abandono dos animais. Estamos fazendo nossa parte enquanto poder público, mas precisamos que a sociedade também tome consciência do seu papel”, acrescentou a primeira-dama de Porto Velho e deputada estadual Ieda Chaves, uma das primeiras embaixadoras da causa animal no município.
A Sema planeja a realização de outras edições da feira ainda este ano na capital.